Coroa da Rainha é recebida com emoção e homenagens


FESTA DA UVA – O Prefeito Alceu Barbosa Velho e a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, prestigiaram na noite de ontem, dia 20/08 a apresentação da coroa da 28ª rainha da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. O evento, no Hotel Samuara, contou ainda com a presença do presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo e sua esposa Cristina, integrantes das Comissões Comunitária e Social, das 20 embaixatrizes e seus familiares, das atuais Rainha e Princesas da Festa, Giovana Crosa, Karina Furlin e Gabriele Debastiani, respectivamente, secretários, vereadores, subprefeitos, participantes do concurso da coroa, rainhas e princesas de diversas Festas da Uva.


O público foi recepcionado por uma exposição de coroas de 13 rainhas da Festa da Uva que ainda vivem em Caxias do Sul. A primeira, de 1958, com a rainha Zila Turra, até a rainha de 2012, Roberta Toscan. Houve também a presença do Quinteto de Metais, além da exposição, no saguão principal, ‘L’inizio di Tutto’, com as fotos das candidatas vestidas como descendentes italianas.

Na ocasião, o vencedor do concurso da criação da coroa, o designer gráfico Elisandro Souza Padilha, foi premiado com o valor de R$ 5 mil e falou da alegria do momento. “É uma honra e uma felicidade imensa em contribuir com a Festa da Uva desta forma. Sei que muitos trabalhos foram apresentados, assim como apresentei na última edição, e acredito que o meu desenho tenha sido o escolhido porque fui fiel ao tema da festa deste ano: imagens e horizonte”, salientou, contando que a coroa evidencia no seu conjunto cachos de uva nas laterais e na frente da peça. Os detalhes remetem ao caráter nobre da soberana, com recortes em metal que lembram gavinhas e folhas de parreiras, envolvendo a linha do horizonte com um perfil da cidade e um destaque do Monumento Nacional ao Imigrante, um dos símbolos da história da cidade e da imigração que comemora seus 140 anos.


A grande surpresa da noite, além da apresentação da coroa da Rainha da Festa da Uva de 2016, foi uma homenagem surpresa à rainha de 1975, Roxane Torelly Comandulli, que teve sua coroa roubada e que recebeu das mãos do presidente da Festa, Edson Nespolo e de sua esposa Cristina, uma nova réplica do adorno. “Para uma rainha, a coroa é o símbolo de um momento que marca a vida de uma família inteira. É um presente maravilhoso, ainda mais no dia do meu aniversário. Muito obrigada”, disse emocionada, recebendo palmas e um ‘parabéns a você’ entoado por todos os presentes.




O diretor da Comissão Social, Roberto Dellazeri, enfatizou o simbolismo da coroa. “Se perguntarmos a todas as rainhas eleitas na Festa da Uva sobre o que a coroa representa para elas, cada uma traria um significado diferente do que sentiram. A coroa é um símbolo de consagração por tê-la conquistado. Ela une e agrega a todos em sua volta. É símbolo de humildade, pois para recebê-la é necessário curvar o corpo e baixar a cabeça. Tenho certeza que nossa rainha eleita usará a coroa com muita humildade, representando os 140 anos da Imigração Italiana, estreitando os vínculos da serra gaúcha com o resto do país”, disse.



O Presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, salientou que a noite era de reverencia a todas as mulheres. “Em nome das 20 candidatas e das atuais soberanas da Festa da Uva, reverenciamos a todas as mulheres caxienses e agradecemos o empenho de todas elas. Para simbolizar, declamo o poema ‘Vida de Mulher’, de Maria de Fátima Lúcia Santana, que simboliza a luta e a garra da mulher”, finalizou.




O Prefeito Alceu Barbosa Velho aproveitou que a noite era de homenagens às rainhas e mulheres, disse não poder ser indelicado, e passou a palavra à primeira-dama Alexandra Baldisserotto. “Cada vez mais eu e o Prefeito Alceu ficamos impressionados com o poder que a Festa tem em nos aglutinar, nos unir. Sei que é quase impossível fazer uma Festa da Uva sem mulheres. Elas estão no apoio, no patrocínio, na agricultura, na exposição, na organização, na divulgação. E, sobre a exposição ‘L’inizio di Tutto’, quem viu de perto, captou o sentimento das imagens que além da beleza, tem alma e força porque ali está o verdadeiro sentido da mulher”, finalizou.


Agora a coroa segue para os shoppings da cidade, San Pelegrino (24 a 28/08) e Iguatemi, a partir do dia 29/08.


Foto Laudir Dutra

Filó oficializa as meninas como Embaixatrizes



FESTA DA UVA 2016 – O tão esperado momento para as candidatas que disputam o título de Rainha e princesas da Festa da Uva 2016 aconteceu no dia 08 de agosto nos pavilhões, agora cada uma pode dizer que é Embaixatriz e de quebra, tem o nome na galeria de todas aquelas que tiveram a coragem e o sonho de participar da maior festa comunitária da Serra Gaúcha.

O Filó das Embaixatrizes tem essa característica, muita festa, gastronomia, atrações musicais e culturais, e de quebra e meio que sorrateiramente, possibilitar a reunião das famílias das meninas que participam da escolha e a comunidade, que entre um olhar curioso e outro, recebe a chance de conhecer de perto quem são aquelas que no dia 05 de setembro desfilarão suas belezas na passarela e por conseguinte, uma delas será a Rainha e duas as princesas para o reinado que inicia imediatamente.





















A expectativa dos organizadores foi plenamente justificada, pois se no início havia uma expectativa da presença de 2,0 mil pessoas, os 2,5 superou e muito todo e qualquer tipo de previsão.



O presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo e esposa Cristina, e demais integrantes da Comissão Comunitária e Social, pelas Soberanas e Embaixatrizes da Festa da Uva 2014, pelo Prefeito Alceu Barbosa Velho e a primeira-dama Alexandra Baldisserotto e pelo Vice-Prefeito Antonio Feldmann e esposa Gisleine recepcionaram a todos os presentes com uma entrada triunfal, ao som de muita música e cantoria, com animação do Grupo de Filó de Forqueta, Coral Anima D´Itália, Coro Municipal de Caxias do Sul, Grupo Zo Scarpon, Personagens Radicci e Genoveva – Grupo Ueba e Grupo Nani. e aplausos do público entusiasmado, além da participação especial e representação de eventos que são realizados em Caxias e região, como a Semana de Galópolis e a Festa do Moranguinho, através das respectivas cortes.






A vencedora do concurso do desenho da tiara das Embaixatrizes, Luísa Diana Valentini e sua Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Costamilan receberam um tablet e um notebook como prêmios.

Houveram também Jogos de Bodega, com mora, quatrilho e outros, confecção por parte de artesãos de trabalhos em vime, palha, crochê, madeira e outros, além de exposição e venda de produtos coloniais no Armazém dos Distritos.

A Comissão da Festa da Uva contou com a parceria das Subprefeituras e mais de 150 pessoas das comunidades do interior na organização do Filó.


Foto Laudir Dutra, exceto a do prefeito, primeira dama, vice Antônio Feldmann e esposa e Edson Nespolo, que é do Antônio Lorenzett.

Andressa Grillo Lovato, por onde andas você?

RAINHA DE 2008 – É uma pergunta tão corriqueira nas rodas sociais ou nas ambiências que envolvem a Festa da Uva, afinal de contas, por onde andam as tantas rainhas que emprestaram suas belezas à festa. São tantas, no total, 27 beldades tiveram a oportunidade de fazer parte deste mundo encantado e mágico chamado Festa da Uva.
A reportagem foi a campo e trouxe à cena, Andressa Grillo Lovato, 21 anos, Rainha da Festa da Uva 2008, juntamente com as princesas Paula da Costa Taddeuci, 21 e Vanessa Susin, 24 e trocou algumas ideias com a menina, que entre outras tantas coisas que realizou desde então, trabalha na área de Marketing da empresa da família, a Translovato.
Dona de um sorriso ímpar, característica principal de uma rainha, Andressa guarda com muito carinho lembrança que para muitos, assim como este repórter, parecem ter sido esquecidas.
“Ainda guardo com muito amor e carinho toda a minha vivência dentro da Festa da Uva. O aprendizado com a festa foi super importante, porque agregou muito na minha vida, as coisas que vi e vivi escola nenhuma no mundo será capaz de me dar”, fala com brilho nos olhos.

– Por onde andas Andressa.

“Me formei em Jornalismo e após, vim trabalhar com o pai na Translovato. Fiz estágio na UCS TV, mas não tive a oportunidade de dar sequência, então, tomei a decisão, e acho que de forma acertada, de vir desenvolver um projeto juntamente com ao minha irmã aqui na empresa do meu pai. Temos alguns projetos que desenvolvemos periodicamente, como o informativo interno e outras ações relacionadas ao marketing”.

Mais comedida, aliás, sempre foi assim, mesmo marcada pelas contingências que a Festa da Uva impõe naturalmente, Andressa ressalta que a festa tem essa característica, “Temos que mostrar a cara da cidade, que invariavelmente acaba sendo a nossa cara também, pois a aproximação e o contato direto com as pessoas devem ser a tônica dessa nossa participação. Essa exposição acaba meio que invadindo a nossa privacidade, mas com jeito e alguns cuidados, podemos contornar algumas situações. Só posso dizer que o que vivi e as pessoas que tive contato por ocasião da Festa da Uva, só me ofereceram oportunidades para crescer meu intelecto e jeito de interação com gente de todos os cantos do Brasil”.

– Significado de ser Rainha.

“Foi um sonho realizado, desde pequena nossa família acompanha a festa, participa direta e indiretamente desde sempre. O tamanho da realização pessoal não tem como mensurar. Acredito que todas as pessoas que moram aqui e que de alguma forma vivem esta nossa festa, deveriam participar, pois faculdade alguma nos dá a condição de tanto aprendizado de vida”.

– Dimensão da Festa da Uva.

“A Festa da Uva me ajudou a realizar outros sonhos, ainda hoje percebo o tamanho desse evento, o significado que ele tem para a cidade de Caxias do Sul. Pessoas que às vezes a gente nem conhece, de lugares bem distantes, nos falam da cidade, perguntam com interesse sobre tudo, dos nossos costumes, das nossas tradições. A Festa da Uva serve como referência para um montão de coisas, especialmente nas questões envolvendo a qualidade de vida, os programas sociais e a gastronomia”.

– A família é tudo.

“Eles me apoiaram desde o início, meus pais foram os maiores incentivadores, nunca me deixaram sozinho nessa, literalmente me carregaram no colo por todos os lugares onde era importante a minha presença. Ainda durante o pré-concurso recebi todo o apoio possível.
Hoje quando vemos novamente toda a muvuca em torno da escolha da Rainha e princesas, o emocional dá uma balançada, confesso”.

– Legado às outras que vieram depois.

“Tentei da melhor forma possível dar o meu melhor. Estive 100% envolvida com a Festa da Uva, me preparei, me dediquei ao máximo. Nunca deixei de participar de qualquer que fosse a iniciativa em torno da Festa da Uva. O período que estive a frente das coisas, foi algo pensado, programado, não deixei de lado nada, fiz um roteiro na minha vida pessoal, profissional e segui com tranquilidade cada passo.
Acredito ainda que não é somente a Rainha, as Princesas e as Embaixatrizes que devem trabalhar, mas todos, abrindo mão das diferenças e das opiniões individualizadas.
Agradeço de coração todo o carinho que a comunidade teve para comigo e dizer que e muito gratificante sabermos que as pessoas falam sobre a nossa participação na Festa da Uva.
Me doei no meu tempo, mas agora é dar oportunidade para o sonho de outras meninas, que assim como eu, tiveram essa vontade de um dia ser Rainha, Princesas ou até mesmo Embaixatriz da Festa da Uva, marcando igualmente seu nome na história”.
Andressa, olhos azuis esverdeados, 1,65, signo de Áries completou 29 anos dia 15 de abril. A moça é formada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul.
Foto e texto Laudir Dutra

A concorrida noite de autógrafos da Rainha Giovana Crosa


LIVRO – As 20 candidatas à rainha e princesas da Festa da Uva participaram na noite de quarta-feira, dia 29/07, do lançamento do livro ‘Diário de uma Rainha’, de autoria de Giovana Crosa, atual Rainha da Festa da Uva.
Faltou caneta e espaço para tanta gente que foi até o Iguatemi para levar o seu abraço e incentivo à mais nova notável das letras e que de forma inédita, realiza o sonho acalentado desde o momento da inscrição, colocar numa espécie de diário, os momentos vividos durante toda a trajetória percorrida nesses quase dois anos de mandato.




Estiverem presentes à cena, representantes das empresas patrocinadoras, como Raul e David Randon do grupo Randon, Paulo Spagnoli da Sulcorte, além de amigos, presidente da Festa da Uva Edson Néspolo, prefeito Alceu Barbosa Velho e esposa Alexandra Baldisserotto, comissão social da Festa da Uva e muitos outros, que com o objetivo de adquirir o livro, levaram de quebra exemplares com dedicatória e autografados por Giovana, que recebeu cada um, das 19h às 22h.
O livro já está nas bancas ao valor de R$ 25,00, pelo menos os que sobraram da noite de lançamento, portanto, corra antes que acabe, garanta o seu.

Foto Laudir Dutra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...