Coroa da Rainha é recebida com emoção e homenagens


FESTA DA UVA – O Prefeito Alceu Barbosa Velho e a primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, prestigiaram na noite de ontem, dia 20/08 a apresentação da coroa da 28ª rainha da Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul. O evento, no Hotel Samuara, contou ainda com a presença do presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo e sua esposa Cristina, integrantes das Comissões Comunitária e Social, das 20 embaixatrizes e seus familiares, das atuais Rainha e Princesas da Festa, Giovana Crosa, Karina Furlin e Gabriele Debastiani, respectivamente, secretários, vereadores, subprefeitos, participantes do concurso da coroa, rainhas e princesas de diversas Festas da Uva.


O público foi recepcionado por uma exposição de coroas de 13 rainhas da Festa da Uva que ainda vivem em Caxias do Sul. A primeira, de 1958, com a rainha Zila Turra, até a rainha de 2012, Roberta Toscan. Houve também a presença do Quinteto de Metais, além da exposição, no saguão principal, ‘L’inizio di Tutto’, com as fotos das candidatas vestidas como descendentes italianas.

Na ocasião, o vencedor do concurso da criação da coroa, o designer gráfico Elisandro Souza Padilha, foi premiado com o valor de R$ 5 mil e falou da alegria do momento. “É uma honra e uma felicidade imensa em contribuir com a Festa da Uva desta forma. Sei que muitos trabalhos foram apresentados, assim como apresentei na última edição, e acredito que o meu desenho tenha sido o escolhido porque fui fiel ao tema da festa deste ano: imagens e horizonte”, salientou, contando que a coroa evidencia no seu conjunto cachos de uva nas laterais e na frente da peça. Os detalhes remetem ao caráter nobre da soberana, com recortes em metal que lembram gavinhas e folhas de parreiras, envolvendo a linha do horizonte com um perfil da cidade e um destaque do Monumento Nacional ao Imigrante, um dos símbolos da história da cidade e da imigração que comemora seus 140 anos.


A grande surpresa da noite, além da apresentação da coroa da Rainha da Festa da Uva de 2016, foi uma homenagem surpresa à rainha de 1975, Roxane Torelly Comandulli, que teve sua coroa roubada e que recebeu das mãos do presidente da Festa, Edson Nespolo e de sua esposa Cristina, uma nova réplica do adorno. “Para uma rainha, a coroa é o símbolo de um momento que marca a vida de uma família inteira. É um presente maravilhoso, ainda mais no dia do meu aniversário. Muito obrigada”, disse emocionada, recebendo palmas e um ‘parabéns a você’ entoado por todos os presentes.




O diretor da Comissão Social, Roberto Dellazeri, enfatizou o simbolismo da coroa. “Se perguntarmos a todas as rainhas eleitas na Festa da Uva sobre o que a coroa representa para elas, cada uma traria um significado diferente do que sentiram. A coroa é um símbolo de consagração por tê-la conquistado. Ela une e agrega a todos em sua volta. É símbolo de humildade, pois para recebê-la é necessário curvar o corpo e baixar a cabeça. Tenho certeza que nossa rainha eleita usará a coroa com muita humildade, representando os 140 anos da Imigração Italiana, estreitando os vínculos da serra gaúcha com o resto do país”, disse.



O Presidente da Festa da Uva, Edson Nespolo, salientou que a noite era de reverencia a todas as mulheres. “Em nome das 20 candidatas e das atuais soberanas da Festa da Uva, reverenciamos a todas as mulheres caxienses e agradecemos o empenho de todas elas. Para simbolizar, declamo o poema ‘Vida de Mulher’, de Maria de Fátima Lúcia Santana, que simboliza a luta e a garra da mulher”, finalizou.




O Prefeito Alceu Barbosa Velho aproveitou que a noite era de homenagens às rainhas e mulheres, disse não poder ser indelicado, e passou a palavra à primeira-dama Alexandra Baldisserotto. “Cada vez mais eu e o Prefeito Alceu ficamos impressionados com o poder que a Festa tem em nos aglutinar, nos unir. Sei que é quase impossível fazer uma Festa da Uva sem mulheres. Elas estão no apoio, no patrocínio, na agricultura, na exposição, na organização, na divulgação. E, sobre a exposição ‘L’inizio di Tutto’, quem viu de perto, captou o sentimento das imagens que além da beleza, tem alma e força porque ali está o verdadeiro sentido da mulher”, finalizou.


Agora a coroa segue para os shoppings da cidade, San Pelegrino (24 a 28/08) e Iguatemi, a partir do dia 29/08.


Foto Laudir Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...