Confira onde ficará a seleção Portugal na copa


portugal
Campinas/SP
PORTUGAL – situado em Campinas, o hotel THE PALMS receberá a seleção lusa durante a copa. Com 116 quartos é um hotel boutique cinco estrela do Royal Palm Resort.Os apartamentos são equipamentos com alta tecnologia para a arrumação do quarto e na área externa existem quatro piscinas,sendo três climatizadas e uma aquecida com hidromassagem ao ar livre. O local está a 8 km do estadio Moisés Lucarelli e a 19 km do aeroporto de Viracopos.(Divulgação infográfico/o Estadão)

Conheça onde ficará a seleção da Gana na copa

 

gana
Maceió/AL
GANA – O 100 quartos, sendo que alguns possuem vista para as piscinas naturais de pajuçara ou da enseada da ponta verde, o Radisson  Hotel, de maceió, vai receber a seleção da Gana durante a copa. O time africano vai encontrar um estabelecimento à beira-ma, muito bem localizado, bem próximo do centro da capital alagoana e distante meia hora do aeroporto. Outro detalhe é que o centro de treinamento será no estádio Rei Pelé que fica a apenas 6 km do hotel.(Divulgação Infográfico/o Estadão)

Conheça a casa que ficara a seleção da Alemanha na copa


alemanha
Santo André/BA
ALEMANHA – A federação alemã de futebol optou por construir o próprio centro de treinamento em Santo André, na Bahia , uma pequena vila próximo de Porto Seguro, o projeto do CAMPO BAHIA prevê 14 unidades residenciais de dois andares e sete atletas  vão habitar cada casa construída. O complexo terá ainda campos de futebol e  área de atendimento à imprensa no terreno de 15 mil metros quadrados. O deslocamento para o aeroporto é de aproximadamente 45 minutos.(Divulgação Infográfico/o Estadão)

Conheça onde ficará a seleção dos Estados Unidos na copa

eua

São Paulo/SP
ESTADOS UNIDOS - Os jogadores norte-americanos, comandados pelo técnico alemão Jurgen Klinsmann, vão se hospedar em uma das áreas mais nobre da capital paulista durante a copa 2014. No hotel Tivoli Mofarre, a delegação pode usufruir de uma estrutura equipada com sauna, spa, piscinas, sala de musculação, serviços de quartos e sala de conferências. O elenco vai ter a disposição 166 quartos e ficará a uma quadra da avenida paulista e do museu Arte de São Paulo(Masp). (Divulgação infográfico/o Estadão)

Mostra teatro daqui: vagas esgotadas para a primeira sessão de Marilu

Marilu_cred._Divulgação_Grupo_Tr ompim_Teatro

O espetáculo infantil será apresentado às 14h e às 15h30min, no dia 10 de junho, na Casa da Cultura
CAXIAS DO SUL – A Unidade de Teatro da Secretaria da Cultura (SMC), comemora a expressiva participação das escolas no agendamento de vagas para assistir o espetáculo infantil Marilu, que será apresentado na Mostra Teatro Daqui, dia 10 de junho, às 14h e às 15h30min, no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura.
“Para a sessão das 14h, já não há mais lugares disponíveis e para a sessão das 15h30min ainda restam poucos lugares”, informa a coordenadora da Unidade de Teatro, Ângela Lopes.
As escolas ou entidades que tiverem interesse de participar, devem ligar para (54) 3901.1386 ou 3901.1288 para verificar a disponibilidade de vagas e efetivar o agendamento. A entrada é franca e o transporte até o local deverá ser providenciado pelas próprias escolas.
A Mostra Teatro Daqui ocorre de 10 a 15 de junho e faz parte da programação alusiva ao mês de aniversário da cidade.
Participam da Mostra os grupos Trompim Teatro, Quiquiprocó, Teatro do Encontro, Teatro Mecânico, Cia. Sopro, Cia. Garagem de Teatro, A Gangorra, além dos atores Gutto Basso, Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos, cujas montagens que serão apresentadas foram financiadas pelos mecanismos de fomento e incentivo à cultura disponíveis no Município.
Em 2012, a programação atingiu cerca de 1.300 espectadores e contou com a apresentação de seis espetáculos. No ano passado, foram cinco espetáculos e um público de 1.100 pessoas. Neste ano, serão oito espetáculos e uma oficina, todos com entrada franca.
“A programação da Mostra Teatro Daqui está ainda mais diversificada. Além do espetáculo infantil Marilu, teremos a apresentação de um espetáculo de rua, de um monólogo, de uma peça que trabalha com animação de objetos, de espetáculos que já estão em cartaz há algum tempo e outros que estrearam recentemente”, destaca Ângela.
 cartaz  Mostra Teatro Daqui 2014 light
A Mostra Teatro Daqui 2014 contará, ainda, com a estreia do espetáculo Força do Hábito, contemplado com o Financiarte/2013, que traz um elenco formado por Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos. “É a primeira vez que um espetáculo realiza sua estreia durante a Mostra Teatro Daqui. Ficamos muito lisongeados quando o grupo fez a proposta de lançar seu trabalho na Mostra, pois isso demonstra a credibilidade que o projeto tem junto aos grupos locais e a visibilidade que a Mostra confere aos seus espetáculos, junto ao público caxiense”, comemora a coordenadora da Unidade de Teatro.
Outra novidade, é a realização de uma oficina de Commedia dell’Arte que está sendo oferecida pela Cia. Sopro como uma contrapartida pelo projeto de montagem do espetáculo Os Por Fora da Cousa, que foi contemplado com o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral de Caxias do Sul, em 2012. “Assim como os espetáculos, a oficina também é gratuita e os interessados devem fazer sua inscrição pelo e-mail aslopes@caxias.rs.gov.br, informando nome completo, idade, telefone, e-mail, se fazem parte de algum grupo de teatro ou se já possuem alguma experiência na área”, orienta a coordenadora.
Apesar da programação ser inteiramente gratuita, em virtude dos lugares serem limitados, será necessário retirar ingresso antecipadamente para os espetáculos da Mostra, nos locais onde ocorre cada apresentação, exceto para os espetáculos Marilu, para o qual estão sendo feitos agendamentos por telefone, e Um Por Todos, que é de rua.
Escolas ou grupos que tiverem interesse em prestigiar qualquer um dos espetáculos da programação, poderão fazer a pré-reserva de ingressos junto à Unidade de Teatro pelos fones 3901.1288 e 3901.1386.
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo Infantil Marilu
Grupo Trompim Teatro
Data: 10 de junho / terça-feira
Horário: 14h (ESGOTADO) e 15h30
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura
Classificação: livre
Espetáculo Força do Hábito
Com Carine Panigaz, Filipe Mello e Márcio Ramos
Data: 10 de junho / terça-feira
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 16 anos
Espetáculo O Idiota – Capítulo 6
Com Gutto Basso
Data: 11 de junho / quarta-feira
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 12 anos
Espetáculo O Antiquário
Grupo Quiquiprocó
Data: 13 de junho / sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura
Classificação: livre
Espetáculo Tango
Grupos Teatro do Encontro e Teatro Mecânico
Data: 13 de junho / sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 16 anos
Espetáculo Um Por Todos…e todos pela causa
Cia. Garagem de Teatro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 16h
Local: Praça Dante Alighieri
Classificação: livre
Espetáculo Os Por Fora da Cousa
Cia. Sopro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 14 anos
Espetáculo Fando e Lis – Amanhã seremos felizes
Grupo A Gangorra
Data: 15 de junho / domingo
Horário: 20h
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto – Centro de Cultura Ordovás
Classificação: 14 anos
Oficina de Commedia dell’Arte
Com Fábio Cuelli – Cia. Sopro
Data: 14 de junho / sábado
Horário: 14h às 17h
Local: Sala da Escola Preparatória de Dança – Centro de Cultura Ordovás

“Alabama Monroe” tem sessão comentada na sala de cinema neste domingo



Alabama - Cartaz
Drama belga indicado ao Oscar 2014 terá debate com a historiadora e documentarista Iliriana Fontoura Rodrigues e a atriz Ana Rodrigues
CAXIAS DO SUL -A Sala de Cinema Ulysses Geremia apresenta com exclusividade o drama ALABAMA MONROE, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A produção belga, dirigida por Felix Van Groeningen, terá sessões de 29 de maio a 8 de junho na Sala de Cinema Ulysses Geremia. No dia 1º de junho, neste domingo, a Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura realiza uma sessão seguida por debate com a presença da historiadora e documentarista Iliriana Rodrigues e da atriz porto-alegrense Ana Rodrigues.
Sinopse: Apesar das diferenças, Elise e Didier formam um casal apaixonado. Ela é dona de uma loja de tatuagem, tem uma cruz tatuada no pescoço e mantém os dois pés firmes no chão. Ele toca banjo em uma banda e é ao mesmo tempo um ateu convicto e um romântico incorrigível. A felicidade do casal parece completa com a chegada da filha, Maybelle. Mas, aos 6 anos de idade, a menina adoece gravemente e Elise e Didier enfrentam sua primeira crise.
 Alabama_01
Sessão comentada: Seguindo a tradição da Sala de Cinema Ulysses Geremia, no dia 1º de junho, às 20h, a Sala de Cinema Ulysses Geremia realiza uma sessão comentada com a presença da historiadora e documentarista Iliriana Rodrigues e da atriz porto-alegrense Ana Rodrigues. Iliriana Fontoura Rodrigues é graduada em História pela PUCRS e em realização de documentários pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), de San Antônio de los Baños, em Cuba. Ana Rodrigues já atuou em três longas-metragens gaúchos e curtas, assim como em montagens teatrais e atividades paralelas relacionadas à arte e a educação.
Mais sobre o filme: Indicado ao Oscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro, Alabama Monroe (2013) é um drama belga sensível e comovente, conduzido ao ritmo da música bluegrass norte-americana. Baseado numa peça teatral escrita por Johan Heldenbergh, que representa Didier no filme, Alabama Monroe (2013) apresenta também a cantora belga Veerle Baetens como Elise, numa performance que lhe rendeu os prêmios de Melhor Atriz no European Film Awards e no Festival de Tribeca onde o filme recebeu também o prêmio de Melhor Roteiro. A produção também venceu o prêmio do público na Mostra Panorama do Festival de Berlim.

Trailer do filme: youtu.be/Wt6NmfizLyM

ALABAMA MONROE
Direção: Felix Van Groeningen
Roteiro: Johan Heldenbergh e Felix Van Groeningen.
Elenco: Johan Heldenbergh, Veerle Baetens, Nell Cattrysse, Geert Van Rampelberg e Jan Bijvoet.
Gênero: Drama | Musical
Tempo de duração: 110 minutos

Sessões:
De 29 de maio a 8 de junho
Quinta e sexta, às 19h30min
Sábado e domingo, às 20h

Sessão comentada:
Dia 1º de junho, às 20h

Ingressos: R$ 8 (integral) e R$ 4 (meia-entrada)

Classificação:
Recomendado para maiores de 14 anos.

Local:
Sala de Cinema Ulysses Geremia
Centro de Cultura Ordovás | Luiz Antunes, 312
(Créditos:Imovision, Divulgação)

SMTTM informa locais de atuação do radar portátil para a próxima semana


gd_0f2aa47bf416
 CAXIAS DO SUL - A  Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa os locais de atuação do Radar Portátil para a próxima semana, de 1º a 07 de junho (domingo a sábado), na área urbana do Município.
Todas as ações do Radar Portátil terão as devidas sanções legais previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
Confira os locais:
Dia 02/06– Segunda-feira
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)
Dia 03/06 – Terça-feira
Rua Pio XII
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Oeste)
Dia 04/06 – Quarta-feira
Rua Jacó Brunetta
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)
Dia 05/06 – Quinta-feira
Av. Rio Branco Ana Rech
Av. Mauricio Sirotsky Sobrinho
Dia 06/06 – Sexta-feira
Rua Tronca
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte)
Dia 07/06 – Sábado
Av. Ruben Bento Alves (Perimetral Norte e Oeste)
Av. Bruno Segalla (Perimetral Sul)

Vereador Mauro Pereira recebe alunos da Escola Adventista de Caxias do Sul

20140530_102620

Estudantes estão divulgando campanha contra o turismo sexual
CAXIAS DO SUL – O vereador Mauro Pereira/PMDB recebeu na manhã  do dia  (30) a visita de estudantes da Escola Adventista do 7º Dia de Caxias do Sul que estiveram na Câmara Municipal. Eles estão divulgando o projeto “Quebrando o Silêncio”, que nesta edição têm como ênfase o turismo sexual, principalmente por causa da Copa do Mundo. O advogado Rodrigo Balen estava reunido com o vereador e acompanhou a entrega do material, que está sendo divulgado em toda a cidade, com cartilhas e panfletos dando dicas às crianças, aos adolescentes e aos familiares para prevenir essas ações, propostas pela rede das escolas adventistas.
As estudantes da 8ª série Milla Cristina Coelho e Jéssica Santos da Silva, ambas de 14 anos, fizeram a divulgação do gabinete do parlamentar.
“É excelente a iniciativa da escola, porque visa a divulgar essa ação preventiva, que muito ajuda para evitar crimes contra nossas crianças e adolescentes”, destacou Mauro, parabenizando o diretor da escola, Ronaldo Santo, e os demais alunos que estiveram no Legislativo.
(Foto: Daniel Corrêa, Divulgação)

Ciclofaixa não funciona neste domingo

CICLOFAIXA 01 (1)

CAXIAS DO SUL – A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), informa que a Ciclofaixa de Lazer, na Perimetral Norte, não funciona neste domingo (01.06) devido a questões técnicas. A Ciclofaixa funciona somente aos domingos, das 13h às 18h.
O percurso é entre a Moreira César até a rótula da rua Humberto de Campos. A Ciclofaixa de Lazer ocupa integralmente uma das faixas da Perimetral, em ambas as pistas, e é segregada dos veículos por meio de cones de sinalização viária.(Foto:Andréia Copini)

Prefeitura entrega academia da primeira infância nesta segunda-feira

image(24) (1)
API está instalada na praça pedavena, em ana rech
ANA RECH - A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), entrega nesta segunda-feira (02.06) a Academia da Primeira Infância para a comunidade de Ana Rech. O ato ocorre às 16h, na Praça Pedavena. Em caso de chuva, a entrega ocorre na Subprefeitura.
image(25) (1)
Os recursos da API são provenientes da dotação orçamentária da SMEL e a instalação foi realizada pela própria Subprefeitura de Ana Rech. A academia é composta por um multi infantil com cinco funções, escalada, escalada torcida, conjunto de balanços e uma placa orientativa.
 (Fotos:Andréia Copini)

Previsões para hoje, 31 de maio de 2014

astral

Aries (21/03 a 19/04) -Se você está procurando mudar seu estilo de vida, as portas estão se abrindo na direção certa, então esqueça suas hesitações. A melhor maneira de se sentir mais à vontade consigo mesmo é fazendo alguma atividade física, então comece a fazer algum exercício. 
aries R 500 - Cópia
Touro (20/04 a 20/05) -Você faz exatamente o que quer e é hora de se concentrar em seus assuntos pessoais. Há sinais de uma trégua, o que permitirá que você recarregue suas baterias ao escapar da rotina. Mas não se feche.
touro 500 
Gêmeos (21/05 a 21/06) – Hoje é um dia para aproveitar. Você tem um talento para se insinuar e seu charme vai abrir todas as portas! Se você fizer um esforço consistente para moderar sua impaciência, você será um vencedor. O seu otimismo crescente está lhe dando mais energia.
gêmeos R 500
Câncer (22/06 a 22/07) –Há boas notícias se aproximando de você e você colhe o que plantou entre aqueles que o rodeiam. Você está se sentindo agora mais apto e pronto para se concentrar no que é importante. O principal será poder parar antes de atingir a exaustão.
 cancer R 500

Leão (23/07 a 22/08) – Suas dúvidas irão se esclarecer e você vai achar isso encorajador. Todo mundo vai querer ter a sua energia hoje. Você vai se sentir muito mais confortável em sua própria pele e tudo vai ser devido a seus próprios esforços para tornar o seu estilo de vida mais saudável.
leão R 500 
Virgem (23/08 a 22/09) –Use sua imaginação para fugir da rotina. A fuga o receberá de braços abertos. Sua energia está lhe empurrando para o diálogo e para os intercâmbios que aquecem o coração e aumentam a sua moral.
 virgem_R  500
Libra (23/09 a 22/10) – O seu radar emocional estará extremamente aguçado e fará com que você seja seletivo. Não se afaste. Há tantas coisas acontecendo ao seu redor que você só tem um desejo: ficar sozinho, o que você realmente vai precisar.
libra R 500 
Escorpião (23/10 a 21/11) – O seu otimismo crescente faz você olhar o lado positivo. Festas estão no horizonte. Você deve se certificar de que não está sendo muito duro consigo mesmo. Você está cavando muito profundo em suas reservas.
 escorpião R 500
Sagitário (22/11 a 21/12) – Você ficará orgulhoso pela forma como vai se livrar de uma situação ruim, sem qualquer ajuda. Se você insistir em terminar tarefas sem muita importância, correrá o risco de se desgastar. Não exagere.
 sagitário R 500
Capricórnio (22/12 a 19/01) Finalmente você vai ser capaz de resolver os seus assuntos administrativos. Continue com os esforços feitos mês passado.
Capricórnio R 500
Aquário (20/01 a 18/02) Seus pensamentos estão automaticamente se voltando para os aspectos mais graves da vida. Dê a si mesmo uma folga! Você estará em sua melhor forma. Tudo que você precisa é se preparar para as consequências de seus excessos e ter uma abordagem mais equilibrada para a sua produção de energia.
 Aquario R 500
Peixes (19/02 a 20/03) -Sua capacidade de persuadir vai funcionar milagrosamente para sair de uma situação embaraçosa. Você poderá contar com seus recursos. Você está em excelente forma, mas seria ainda melhor se bebesse mais líquidos entre as refeições.
peixe R 500

DEIXE UM COMENTÁRIO

Fatos Históricos de hoje, 31/05 por Valdir dos Santos


31_Maio_dia_mundial_sem_tabaco
Hoje é o dia 31 de maio, sábado. — Vigésima segunda semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 151 dias. Faltam 214 dias para o fim  do ano. –Estação: Outono. Lua nova.  — Signo de Gêmeos.. -  Os aniversariantes de hoje privilegiados e podem escolher a proteção de qualquer anjo de sua preferência.
Pensamento do dia: Não sabe governar quem nunca soube obedecer.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O município de Harmonia foi criado em13 de abril de 1988 e integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário Vale do Caí. Harmonia tem  4 mil habitantes e 3.600 eleitores. Sua economia concentra-se na produção rural de frutas cítricas.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 31 DE MAIO  DATA NACIONAL da República da África do Sul, que fica no extremo sul da África e cuja capital é a Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (Administrativa) e  Bloemfontein (Judiciária), festeja hoje a República.– DIA DA AEROMOÇA E DO COMISSÁRIO DE BORDO  — DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO,instituído pela ONU — DIA DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL — DIA MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA, instituído pela  ONU.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1790 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS –  Lei de Direitos Autorais assinada pelo presidente George Washington protege os direitos autorais sobre livros, mapas e outros materiais escritos.
1874 – MILANO ITÁLIA -  Estreia na Igreja de São Marcos da Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi, composta em homenagem ao escritor Manzoni.
1907 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Importados de Paris, os táxis chegam à Cidade de Nova Iorque. Estes novos táxis são os primeiros nos Estados Unidos.
1910 – CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL - O Ato da África do Sul unifica e garante o autogoverno às colônias britânicas na região. A nova constituição concentra o poder nas mãos de todo o parlamento branco, e nega a participação de representantes negros.
1911 – BELFAST – IRLANDA DO NORTE - O navio White Star Titanic é apresentado como uma das maiores embarcações flutuantes mas  afunda em sua viagem inaugural em abril de 1912.
1916 – I GUERRA MUNDIAL - Começa a batalha  da Jutlândia, que terminou no dia seguinte.  Foi a única grande batalha naval da I Guerra Mundial. Começou com o choque dos 150 cruzadores britânicos com os noventa e nove navios alemães. As perdas inglesas foram superiores às alemães. Mesmo assim, o almirantado alemão não quis correr o risco de confrontação naval com os ingleses. Com isso, a Grã-Bretanha conservou a sua supremacia no Mar do Norte.
1957 – LONDRES – INGLATERRA - O Reino Unido detona sua segunda bomba de hidrogênio numa série de testes no Pacífico central.
1959 – CIDADE DO CABO – ÁFRICA DO SUL – África do Sul confina por cinco anos o presidente do Congresso Nacional Africano, Albert Luthuli, em sua fazenda em Natal.
1961 – CIDADE DO CABO – AFRICA DO SUL – Lideranças políticas proclamam sua república.
1962 – JERUSALÉM – ISRAEL –  Adolf Eichmann, um dos líderes nazistas responsáveis pelo Holocausto, é sentenciado a morrer enforcado em Jerusalém.
1971 – BANGLADESH – INDIA - A Índia pede ajuda internacional para combater um surto de cólera registrado entre refugiados da guerra civil em Bangladesh.
1979 – GENEBRA – SUIÇA - A OTAN aceita a primeira versão do tratado sobre limitação das armas estratégicas SALT-2, negociado por representantes dos EUA e da URSS.
1990 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Os presidentes George Bush, dos EUA, e Mikhail Gorbatchev, da URSS, iniciam em Washington sua segunda reunião de cúpula.
1995 – MOSCOU – RÚSSIA – A Rússia formaliza seu ingresso na Associação para a Paz da OTAN.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA DO BRASIL 
1978 – BRASÍLIA – A DOPS entrega o nazista Gustav Franz Wagner à Polícia Federal para posterior extradição, pedida por Alemanha, Polônia e Israel.
1997 – BRASÍLIA – O imperador Akihito do Japão e a imperatriz Michiko iniciam visita de dez dias. 1999 – RIO DE JANEIRO - Greenpeace lança campanha de defesa da  Região Amazônica.
2001 – TOCANTINS – O Exército e o Ministério Público intervêm para acabar com a greve de policiais militares, no Tocantins, que já durava doze dias.
2004 – PORTO PRÍNCIPE – HAITI – O Exército brasileiro assume o comando da força de paz da ONU no Haiti e contribui com a maior parte de seu contingente.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1808 – PORTO ALEGRE - ‘’O Senado da Câmara recebe o alvará de  1º de maio de 1808, permitindo o estabelecimento de fábricas de toda qualidade de manufaturas.’’
1941 – ROMA - Morre Dom Máximo Rinaldi, bispo de Rieti. Como padre carlista esteve no Rio Grande do Sul, tendo trabalhado em numerosas localidades. Foi também provincial de sua congregação. Regressando para a Itália, foi nomeado bispo. Morreu com fama de santo.
1972 – FLORES DA CUNHA – Morre Frei Salvador Pinzetta, irmão leigo capuchinho. Nada fez a não ser viver de forma extraordinária a vida franciscana,  e desde1980 transita sua beatificação.  Anualmente, faz-se peregrinação ao seu túmulo, na igreja matriz, de Flores da Cunha.
SANTO DO DIA DE HOJE, 31 DE MAIO  – DIA DE LOUVOR À NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO – Festeja-se hoje a visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel. Nossa Senhora estava grávida de Jesus e Isabel grávida de São João Batista, o precursor.
O DIA DE HOJE, 31 DE MAIO,   NA HISTÓRIA REGIONAL
1892 – PORTO ALEGRE - Pelo Ato 205-A, é elevada a Vila, mudando o nome para Benjamin Constant, a povoação colonial de Alfredo Chaves (Veranópolis), com o território o 3º distrito de Lagoa Vermelha. Em 5 de julho seguinte, entretanto, pelo ato nº 232, é declarado sem efeito o ato 205-A, voltando Alfredo Chaves a constituir o 3° distrito de Lagoa Vermelha. Em 15 de janeiro de 1898, entretanto, pelo Ato 124-B, a freguesia de Alfredo Chaves é elevada a  município.
1900 – ANTÔNIO PRADO – Dom Cláudio José Gonçalves Ponce de Leão, Bispo do Rio Grande do Sul, decreta a criação  da paróquia de Antônio Prado. O primeiro pároco foi o Pe. Cármine Fasulo.
1924 – CAXIAS DO SUL - O intendente José Penna de Moraes extingue o 5º distrito em Galópolis.
1934 – CAXIAS DO SUL - É aberta concorrência para a construção da igreja de Nossa Senhora das Neves, na 9ª Légua É um patrimônio cultural e religioso até hoje.
1934 – CAXIAS DO SUL - Visita a cidade o Cônsul da Itália no Rio Grande do Sul Américo Gigli.
1944 – CAXIAS DO SUL - A Paróquia de Santa Teresa é consagrada ao Coração de Maria.
1946 – CAXIAS DO SUL – A cidade registra a  inauguração da luz fluorescente.
1954 – CAXIAS DO SUL - Sai a revista PAX ET BONUM dos padres capuchinhos. É fonte preciosa de informações históricas, criteriosas e seguras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...