Guarda Municipal aumento seu efetivo


GUADA MUNICIPAL_DSC_0765

CAXIAS DO SUL - A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), promoveu no dia 28/03 a formatura de 36 novos guardas municipais. Com o término do curso de formação, os novos servidores passam a fazer parte do efetivo da Guarda Municipal de Caxias do Sul a partir de segunda-feira, totalizando 189 guardas.
GUARDA MUNICIPAL_DSC_0742
Na cerimônia, no ginásio poliesportivo do SESI, os formandos fizeram o juramento e os três primeiros colocados no curso receberam Diploma de Honra ao Mérito. O primeiro colocado, Alex Oliveira Kulman, falou em nome da turma. Falou do momento como a coroação da vitória de uma batalha que iniciou em 2012 com a preparação intensa para a qualificação. “Disputamos o concurso público com 4 mil candidatos. Pensamos em desistir, mas tivemos palavras de incentivo dos colegas, da família e fomos recebidos de braços abertos na Prefeitura. Agradeço ao Prefeito Alceu e a todos do Poder Público, aos intrutores e as nossas famílias”, disse.
GUARDA MUNICIPAL_DSC_0781
O diretor da Faculdade de Santa Maria, vencedora da licitação para realizar o curso com matriz curricular nacional com orientação no Ministério da Justiça, falou do compromisso da instituição com a Educação. “É mais que um curso de extensão, porque foram 500 horas/aula. A Fadisma já formou 900 guardas em todo Estado, o que demonstra a preocupação dos Municípios com a qualificação de seus servidores. Cumprimento a Prefeitura de Caxias por, além de dar condições materiais de trabalho, promove a oportunidade dos novos servidores integrarem o efetivo qualificados”, destacou Eduardo de Assis Rocha, na ocasião.
Na sua fala, a diretora da GM, Raquel Dessoti, informou dados do trabalho aos presentes. “A GM foi criada em dezembro de 1997 com o objetivo de proteger os bens e serviços do Município. Com esses novos colegas, seremos em 189 guardas com 15 viaturas e três motos. Temos modernos equipamentos e armas e trabalhamos com o alarme monitorado em 234 prédios públicos. No ano passado, o nosso telefone 153 recebeu mais de 7 mil ligações entre denúncias e solicitações dos cidadãos. Aproveito para agradecer o espírito de união do grupo no nosso guardar, proteger e servir a todos”.
Já o secretário em Exerício da Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Barden da Rosa, destacou as ações da secretaria com a participação da GM . “Temos todo o apoio da administração municipal no que diz respeito à política pública de segurança. Damos apoio financeiro para combustível de viaturas dos demais órgãos de segurança; auxílio moradia aos policiais militares que participam dos 22 núcleos de Policiamento Comunitário da cidade, inclusive Caxias do Sul foi a cidade piloto desse projeto estadual; temos um órgão especial para atendimento às mulheres vítimas de violência; três Centrais de Justiça Restaurativa; intensificamos o trabalho da CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção à Violência Escolar); aderimos ao programa Crack Nem Pensar; entre outros. E trabalhamos em conjunto com os demais órgãos de segurança pública no Gabinete Municipal de Gestão Integrada, o GGI-M”, enumerou.
GUARDA MUNICIPAL_DSC_0924
O Prefeito Alceu Barbosa Velho foi escolhido o paraninfo da turma pelos alunos. Na sua saudação, cumprimentou especialmente as quatro alunas da turma Ana Lúcia Barbat, Carla Valles da Silveira, Mônica Andréa Palandi e Luciana Fogolari. Destacou o compromisso da administração com a comunidade caxiense ao efetivar mais 36 novos servidores à Guarda Municipal. “É um momento a ser celebrado, porque privilegiou na escolha dos formandos que hoje recebem a missão de cuidar melhor da cidade e de seu patrimônio. Sustento que este grupo construiu um grau de consciência corporativa de suas obrigações à altura do que nossa gentes espera”, ressaltou, pedido ao grupo que cuidem especialmente das crianças e jovens das nossas escolas, mesmo não integrando

Nova edição do Cadastro Vitícola é lançada com inovações e aumento de área georreferenciada

CADASTRO VITÍCOLA_Cadastro_Lançam_Embrapa_bx-_Martha_Caus

Resultado do estudo elaborado em conjunto pela Embrapa e Ibravin com os dados de 2008 a 2012 foi apresentado na tarde desta sexta-feira (28)
BENTO GONÇALVES – O resultado de um trabalho de quatro anos e que subsidiará o setor vitivinícola com dados e informações importantes foi apresentado no dia 28/03 no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Realizado em parceria pela entidade anfitriã e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os dados coletados foram agrupados no CD Cadastro Vitícola o Rio Grande do Sul 2008 a 2012 e apresentado para dirigentes de entidades, viticultores e representantes políticos.
CADASTRO VITÍCOLA_Capa_CD_Cadastro_Vitícola_RS_2008-2012_bx
O material contém informações como o número e tamanho de propriedades, variedades americanas, híbridas e viníferas, idade dos vinhedos, áreas georreferenciadas e produtividade, entre outras categorias que contribuem para embasar estratégias de qualificação da produção. Os dados disponibilizados em um CD que será distribuído para as entidades do setor e órgãos governamentais ligados a atividade, também estão disponíveis para consulta e download gratuito no site da Embrapa Uva e Vinho (www.cnpuv.embrapa.br/pesquisa/cadastro/cds/2008-2012/dados/home.html).
A pesquisadora e coordenadora do Cadastro Vitícola, Loiva Maria Ribeiro de Mello, ao detalhar os itens que constam no CD, apontou algumas conclusões do levantamento como, por exemplo, a diminuição de área de variedades viníferas tintas e o aumento dos espaços destinados à produção de uvas para elaboração de sucos. Outra informação detalhada pela pesquisadora foi o aumento de área plantada em regiões como as de Vacaria, Guaporé, Serra do Sudeste e Campanha. “O cadastro dá subsídios para justificar políticas públicas e elaborar um mapa da produção de uvas no estado. A implantação do georreferenciamento confere maior precisão e confiabilidade ao levantamento”, afirmou.
Para o chefe-geral da Embrapa, Mauro Zanus, o cadastro é um instrumento importante tanto para suporte aos pedidos de IGs, para o conhecimento acerca da extensão de cada cultivar nos municípios e sobre a história da viticultura gaúcha. “O cadastro é um reflexo do que está sendo demandado pelo mercado e que pode servir como um alerta para que, tanto os produtores quanto a indústria, considerem os elementos da nossa vitivinicultura que nos diferenciam de outros países”, comentou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, e o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, apontaram a necessidade de expandir o cadastro para os demais estados do país. Mazzarollo destacou que é preciso dar continuidade às atualizações anuais e aperfeiçoar os processos de levantamento de informações. “Para isso, é fundamental o apoio das instituições que representam os viticultores, sindicatos e associações, com o objetivo de qualificar o trabalho de campo realizado nas propriedades”, sugeriu.
A coordenação técnica do Cadastro Vitícola é realizada pela Embrapa Uva e Vinho, por delegação do Mapa. O projeto é financiado pelo Ibravin, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis/RS). Os levantamentos contam com o apoio  dos sindicatos de trabalhadores rurais e Emater/RS. O estudo priorizou o cadastro de propriedades por georreferenciamento, principalmente das áreas em regiões que buscam ou já obtiveram uma Indicação Geográfica (IG).
Destaques da viticultura gaúcha
(relatório completo segue no arquivo em anexo)
  • ·A viticultura do Rio Grande do Sul está presente em 28 das 35 microrregiões do estado e em 15.221 propriedades rurais. A área ocupada com vinhedos, em 2012, foi de 41.076 hectares (ha), sendo 2,60 ha a média por propriedade. As 10 microrregiões mais importantes são responsáveis por 97,43% da área de vinhedos do estado.
  • ·Variedades do grupo Americanas, usadas em larga escala na produção de vinho de mesa e suco, estão presentes em todas as microrregiões e somaram 18.189,59 ha, em 2012, representando 38,64% da área total de videiras. A produção foi de 320.016,33 toneladas, 42,26% da produção total do Estado. As Híbridas, com área de 16.096,66 ha produziram, em 2012, 356.239,27 toneladas e representam 39,19% e 47,04 % da área e da produção do estado, respectivamente. Tanto as americanas quanto as híbridas são usadas também para consumo in natura.
  • ·As variedades viníferas, usadas para elaboração de vinhos finos, ocuparam uma área de 6.606,03 ha, com produção de 81.031,89 ha, o que equivale a 16,08% da área e 10,70% da produção do estado.
  • ·O agrupamento viníferas apresenta o maior número de cultivares, totalizando 99. Entretanto, 95% da área refere-se a 29 cultivares. A cultivar Cabernet Sauvignon, de maior área, ocupou 1.341,69 ha, em 2012, com produção de 12.556,92 toneladas, ou seja, 20,31% da área e 15,50% da produção de uvas viníferas do Rio Grande do Sul. Essa cultivar é usada especialmente para produção de vinho tinto fino.
  • ·A cultivar Merlot, uma das tradicionais para elaboração de vinhos finos, ocupou 887,41 ha, em 2012, representando 13,43% da área.
  • ·A cultivar Chardonnay, usada para elaboração de vinhos finos brancos e espumantes, ocupou 822,91 ha e representa 12,46% da área.
  • ·A Moscato Branco ocupou 631,46 ha e representou 9,56% da área e 16,94% da produção, mostrando-se muito produtiva. Tem sido usada para elaboração de espumante moscatel, vinho frisante e vinho tranquilo.
  • ·A cultivar Tannat, usada para elaboração de vinhos tintos finos, ocupou uma área de 351,11 ha, representando 5,31% da área e 6,02% da produção do agrupamento das cultivares viníferas do estado do Rio Grande do Sul.
- Informações contidas no CD Cadastro Vitícola 2008-2012 também estão disponíveis para download no site da Embrapa Uva e Vinho. Crédito: Reprodução
- Olir Schiavenin, Moacir Mazzarollo, Loiva R. Mello e Mauro Zanuz fazem lançamento do CD na Embrapa Uva e VInho.(Foto : Martha Caus, Ibravin)

Mulheres realizaram exames preventivos e recebem orientações de saúde nas ubss


MULHERES_image (10) (1000x667)
CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Saúde – núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, promoveu no dia 29/03 ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.
Durante o dia, as UBSs ofereceram exames citopatológicos do colo do útero, exames de mama e solicitações de mamografias. A primeira-dama do Município, Alexandra Baldisserotto, conferiu a movimentação na UBS Belo Horizonte. Na oportunidade, ela cumprimentou as mulheres que aguardavam para realizar o exame e conferiu as atividades paralelas, como dicas de beleza, organizadas pela equipe do serviço.
MULHERES_image (12) (1000x667)
A massoterapeuta Stela Mara do Amaral esteve na Unidade e considera a iniciativa uma oportunidade para as mulheres que não podem ir ao serviço durante a semana. “É a primeira vez que participo desse tipo de ação, mas achei uma iniciativa muito bonita porque é muito importante fazermos exames de prevenção, já que assim podemos evitar doenças como o câncer”, destacou.
A costureira Servina de Almeida, após realizar os exames preventivos, aproveitou para participar da atividade de beleza organizada pela equipe da UBS Belo Horizonte. “Achei muito boa essa ação, é maravilhoso poder participar disso. Levantou meu astral, acabei ganhando o dia”, afirmou.
MULHERES_image (13) (1000x697)
Lembrem-se mulheres, todas as UBSs de Caxias do Sul disponibilizam, de segunda a sexta-feira, exames e atividades ligadas à saúde da mulher como:
- Preventivo de câncer de colo uterino (CP);
- Preventivo de câncer de mama (palpação de mamas e solicitações de mamografias e ecografias);
- Atividades em grupos como planejamento familiar, gestantes, grupos de saúde mental, artesanatos, atividades físicas, terapias complementares, puericultura (mãe e bebê), hiperdia (hipertensas e diabéticas), entre outras. (Foto Andressa Gallo)

PMDB Vinhedos começa a preparar campanha nos municípios

ry

PMDB_IMG_9603

CAXIAS DO SUL - Os 16 municípios que compõem a Coordenadoria Vinhedos do PMDB começam no mês de abril a planejar e trabalhar na organização da campanha eleitoral em cada cidade e a elaborar propostas para o Plano de Governo do partido, que tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori. Essas foram as principais decisões tomadas na reunião da Coordenadoria do partido realizada na manhã do dia 29 de março, em Santa Tereza.
PMDB_IMG_9653

Participaram do encontro dois prefeitos, três vice-prefeitos, cinco deputados estaduais, treze ex-prefeitos, além de vereadores, presidentes de partidos, lideranças peemedebistas de Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, São Marcos, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Ipê, Antônio Prado, Nova Pádua e Nova Roma do Sul.

Também durante o encontro, foram apresentados os pré-candidatos do PMDB da região a deputado estadual e deputado federal. Para a Assembleia Legislativa se colocaram à disposição do PMDB os três parlamentares que já possuem mandato (Maria Helena Sartori, Alvaro Boessio e Alexandre Postal) e o vereador de Caxias do Sul, Edson da Rosa. Já para a Câmara dos Deputados, devem concorrer os vereadores de Bento, Moisés Scussel, e de Caxias do Sul, Mauro Pereira, além do vice-prefeito de Caxias Antônio Feldmann, o Toninho.

O pré-candidato a governador do PMDB, José Ivo Sartori, prestigiou o encontro e reafirmou a orientação estadual do partido em promover a municipalização e a regionalização da campanha. “Vou precisar de cada um de vocês. É no município que as pessoas vivem e temos que fazer um esforço em cada lugar para que as pessoas voltem a acreditar na política e tenham esperança”, disse Sartori. Também falaram os prefeitos da região, os deputados estaduais e os pré-candidatos.

Foi encaminhada a próxima reunião da Coordenadoria para o dia 26 de abril, às 9h, no município de Ipê. “Percebemos um ânimo jamais visto entre as lideranças do PMDB com a pré-candidatura a governador do Sartori. Nossa região está unida e pronta para o trabalho. E também temos condições de eleger uma boa bancada de deputado estadual e voltar a ter representação do PMDB da região na Câmara dos Deputados”, destacou o coordenador regional do partido, Antônio Feldmann. (Foto Grazi Oliveira)

Primeira-dama participa de confraternização dos Vindimeiros da Festa da Uva

VINDIMEIROS_DSC_1226

CAXIAS DO SUL - A primeira-dama Alexandra Baldisserotto participou sábado, dia 29/03 de encontro dos vindimeiros que trabalharam no Palácio das Uvas, durante a Festa da Uva 2014. A equipe formada por acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul se reuniu em um almoço de confraternização, no Restaurante Universitário.
Um dos coordenadores do grupo, professor Lucas Caregnatto, salientou o empenho e dedicação de todos durante os 18 dias do evento.
A primeira-dama agradeceu pela tarefa, mas também pelo trabalho ter sido feito com alegria. “O alto astral de vocês foi fundamental para os visitantes e até para o sabor da uva, que era colocada nas caixas que vocês montavam. Essa alegria foi traduzida no sucesso do evento. Parabéns a todos, certos de vamos dar continuidade a essa parceria”, agradeceu em nome do Prefeito Alceu Barbosa Velho.
O reitor da UCS, professor Isidoro Zorzi foi representando pelo Pró-Reitor Acadêmico, Evaldo Kuiawa. Ele também agradeceu pelo esforço e dedicação de todos os alunos e pelo espírito acolhedor com que se envolveram na Festa.
Os vindimeiros foram contratados para o evento em uma parceria da UCS, Prefeitura e Festa da Uva.

Prefeito e primeira-dama prestigiam inauguração do Campanário das Carmelitas

CAMPANÁRIO CARMELITA_DSC_1028


CAXIAS DO SUL - O Prefeito Alceu Barbosa Velho e a primeira-dama Alexandra Baldisserotto prestigiaram na noite do dia  28/03 a inauguração do campanário  do Carmelo Menino Jesus, no bairro Panazzolo. Os convidados foram recebidos pelo Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni e pela superiora da Ordem das Carmelitas, Irmã Madre Tereza.
A inauguração do sino foi realizada no dia do nascimento  de Santa Teresa, fundadora da Congregação. “O sino é o som de Deus que nos clama. O campanário é um sinal de gratidão de nossa espiritualidade carmelitana. Agradeço aos benfeitores”, disse a Madre, acompanhada pelas demais irmãs carmelitas que sairam para a cerimônia, na rua.
O Bispo agradeceu pela presença de todos, muitos moradores da comunidade, e lembrou que 2014 é o ano jubilar da Diocese, de celebração do aniversário de Santa Teresa, a padroeira da cidade e também dos 75 anos do Seminário Nossa Senhora Aparecida. “Ver as irmãs aqui perto, Deus chama a todos pelo tipo de vocação. É um momento de contemplação e de oração”, destacou Dom Alessandro, dando a bênção ao novo campanário.
CAMPANÁRIO CARMELITAS_DSC_1049
O Prefeito Alceu agradeceu pelo convite e também destacou a importância da obra para a cidade e para as Irmãs Carmelitas. “Caxias e nossa religião se alegram com essa novidade. Parabéns Irmãs”, disse.
Após a solenidade de inauguração, o Bispo Dom Alessandro celebrou a missa na Igreja do Carmelo. (Foto Ícaro de Campos)

Prefeito entrega escola infantil à comunidade do Bairro Charqueadas


ESCOLA INFANTIL_DSC_1134

CAXIAS DO SUL - O Prefeito Alceu Barbosa Velho entregou, na manhã de sábado, dia 29/03, à comunidade do bairro Charqueadas e arredores a Escola de Educação Infantil Walmor Wicteky, construída na rua Maria Maraschin Spiandorello, 327.
O espaço tem 400 m² de área construída com sala para berçário, três salas de atividades, sala de atividades múltiplas, refeitório, solário, cozinha, secretaria, recepção, área de serviço, vestiário, banheiros, depósito e área para circulação. Na parte externa, há um playground, central de gás e paisagismo. A área do terreno é de 1.600 m². O investimento do Município na construção da escola foi superior a R$ 830 mil.
ESCOLA INFANTIL_DSC_1089
A presidente da Associação de Moradores do bairro Charqueadas, Denise Jaques Costa agradeceu em nome da comunidade. “É grandiosa a nossa alegria hoje. Aqui as crianças serão acolhidas como família pelas professoras e pela comunidade. Agradeço ao Prefeito Alceu por ter vindo aqui no início da sua gestão assinar a ordem da construção de um sonho de sete anos”, disse.
A secretária da Educação destacou a presença de toda equipe da SMED pela importância do momento da inauguração de mais uma escola. “Aqui, seguindo a mesma ideia da presidente Denise, é uma casa que acolhe, educa e aconchega. Aqui teremos também a Escola para Pais, porque só a Educação muda o país. Como a nossa equipe, as professoras e coordenadoras da escola, as famílias também estarão comprometidas”, afirmou Marléa Ramos Alves, colocando a secretaria à diposição da diretora Diglaides Fernandes Brião para o que a escola precisar.
ESCOLA INFANTIL_DSC_1149
O Prefeito comemorou a presença da família do advogado Walmor Wicteky (esposa Leilane e os filhos Amanda e Guilherme), que dá nome à nova escola, lembrou da trajetória de luta pelo estado de direito, da importância do trabalho e da família dada pelo colega. “Inaugurar uma escola é sempre momento de muita alegria, não existe obra mais dignificante para um gestor. E entregar à comunidade a Escola Walmor Wicteky tem um significado especial e envaidece a classe de advogados, o qual também faço parte. A justa homenagem é pela sensibilidade, pela pessoa humanista que Wicteky foi”, destacou.
Alceu ainda anunciou às lideranças comunitárias presentes na solenidade que em breve irá assinar a ordem de construção do ginásio de esportes da Escola Nova Esperança, num investimento na ordem de R$ 1,2 milhão e o projeto de saneamento do Desvio Rizzo, no valor de R$ 1,5 milhão para resolver os problemas de alagamentos do bairro, já em fase de licitação. O Prefeito também informou aos presentes que Caxias ganhará seis novas escolas até o final deste ano.
A Escola Infantil Walmor Wicteky atenderá a 99 crianças de zero a quatro anos, provenientes do bairro Charqueadas e região administrativa do Desvio Rizzo. As atividades iniciam no dia 2 de abril, após contato da coordenação da escola com as famílias selecionadas.
Esta é a segunda escola infantil entregue pela atual administração. Além da Escolinha de Forqueta,– que inciou as atividades em agosto de 2013, o município possui outros cinco espaços em construção nos bairros Cidade Nova, Mariani, Pôr do Sol, Santo Antôno e Parque Oásis, além da escola de ensino fundamental, também sendo construída no Cidade Nova.
ESCOLA INFANTIL_DSC_1166
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo, da subprefeita do Desvio Rizzo, Gládis Frizzo, do subprefeito de Forqueta, Gil Marcel Rodrigues, de secretários municipais, dos responsáveis pela obra a JC Rossi Construções, do presidente da OAB Caxias e advogados amigos da família Wicteky e moradores do bairro e arredores. (Fotos Ícaro de Campos)

Semana do Empreendedor Individual em Caxias do Sul atende ao público na Praça Dante Alighieri


dsc01495-2-1500x1125-62961
CAXIAS DO SUL - A Semana do Empreendedor Individual, que ocorre em todo o país, iniciou hoje dia  31 de março e se estende até 05 de abril. O Comitê Municipal do Empreendedor Individual (CMEI), com a organização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estará com um posto de atendimento na Praça Dante Alighieri. Segundo o Portal do Empreendedor, Caxias do Sul conta com 11.785 Empreendedores Individuais formalizados. Na última edição da Semana, em 2013, foram contabilizadas 348 orientações técnicas, 112 assessorias gerais e a realização de 20 oficinas com 211 empreendedores capacitados.
A semana é uma oportunidade de quem trabalha por conta própria se formalizar como pequeno empresário, ganhando direito a benefícios sociais como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria, entre outros.
Além disso, formalizado, o empreendedor passa a ter CNPJ, o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Para se cadastrar como Empreendedor Individual, a pessoa precisa faturar hoje no máximo até R$ 60 mil por ano ou R$ 5 mil por mês e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
O guichê na praça funciona das 9h às 18h (até sexta-feira) e das 9h ao meio-dia, no sábado. No local, é possível encaminhar todo o processo e ainda participar de palestras sobre como melhorar, planejar e administrar o negócio. Quem tem dúvidas pode recorrer também ao site www.portaldoempreendedor.gov.br, que traz informações bem detalhadas sobre o processo, documentação e benefícios.
Participam do CMEI: MICROEMPA, FENACON, SEBRAE-RS, SESCON Serra Gaúcha, SINCONTEC, INSS e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), Secretaria do Urbanismo e Secretaria da Receita.

Confira as palestras e oficinas gratuitas oferecidas pelo Sebrae durante a Semana do Empreendedor Individual:
31/03 – Palestra: O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Horários: 9h30min, 11h30min, 15h30min e 17h30 min,
local: Praça Dante Alighieri.

01/04 – Oficina: SEI VENDER
Horário: 14h e 17h
Local: Praça Dante Alighieri

02/04  – Oficina: SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO
Horário: 14h e 17h
Local: Praça Dante Alighieri

03/04 – Oficina: SEI PLANEJAR
Horário: 14h e 17h
Local: Praça Dante Alighieri

04/04 – Oficina: SEI CONTROLAR MEU DINHEIRO
Horário: 14h e 17h
Local: Praça Dante Alighieri

Postos de atendimento ao EI em Caxias do Sul:
SESCON SERRA GAÚCHA: Rua Ítalo Victor Bersani, 1134 – (54) 3228.2425
MICROEMPA: BR 116 Km 148 – 16.000 – De Lazzer - (54) 3025.7532
SEBRAE: Rua Pinheiro Machado, 1.276,- Centro – 54.3290.4700

Vereador Mauro Pereira aponta mais precariedade nas obras na Rota do Sol

MAURO PEREIRA_20140328_082603

CAXIAS DO SUL - O vereador Mauro Pereira/PMDB constatou no dia 28/03 pela manhã que a Rota do Sol, no trecho entre São Bráz e Santo Homobom, está recebendo sinalização horizontal mesmo com buracos abertos na estrada. A constatação surgiu a partir de ligações de usuários da estrada, sendo muitos agricultores, que estão preocupados com a situação.
MAURO PEREIRA_20140328_082933
No dia 27/03 pela manhã, Mauro e o vereador Edi Carlos Pereira/PSB tinham realizado uma vistoria para verificar as obras do Crema/Rota do Sol e encontraram alguns problemas no recapeamento asfáltico. Mauro destacou que em alguns trechos, principalmente entre a entrada de São Bráz e Santo Homobom, a película de asfalto colocada na estrada está cedendo e buracos já começam a aparecer.
MAURO PEREIRA_20140328_082956
“Mas agora, com a pintura sendo feita, parece que a situação ficará por isso mesmo, o que nos preoucpa. É grave isso, e o governo do Estado precisa fiscalizar esse problema”, destacou Mauro, que encaminhará material sobre o tema à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.(Fotos Daniel Corrêa )

Prefeitura de Caxias convida para a horado planeta 2014



 Hora do Planeta 2014
CAXIAS DO SUL - A Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), convida a comunidade para participar da Campanha Mundial Hora do Planeta 2014. A campanha consiste em apagar as luzes das residências das 20h30min às 21h30min deste sábado, dia 29 de março. Nas últimas décadas, o meio ambiente vem sofrendo com sérios desequilíbrios. Assim sendo, a SEMMA demonstra sua preocupação e propõe a participação de todos os caxienses nesta campanha.
O Município participa da Hora do Planeta desde o ano de 2010. Este ano, serão apagadas as luzes dos prédios do Centro Administrativo Municipal, do SAMAE e das secretarias do Meio Ambiente, Educação, Saúde, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Trânsito, Transporte e Mobilidade, Museu Ambiência Casa de Pedra. Ainda será desligada por uma hora a iluminação do Monumento ao Imigrante e a iluminação do Monumento Jesus Terceiro Milênio no Parque da Festa da Uva. Também como mostra da preocupação e incentivo, as secretarias e autarquias municipais vão trabalhar na sexta-feira, 28, com redução de consumo de energia.
A rede WWF-Brasil incentiva as cidades participantes do movimento a se comprometerem com a conservação da natureza e desenvolverem projetos que visem sua sustentabilidade ambiental. Ações de promoção do uso de meios de transporte menos poluentes e da coleta de lixo seletiva são alguns exemplos do que pode ser feito.
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando 2 milhões de pessoas tomaram posição contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes em suas casas e empresas. Isso foi apenas o começo. Na edição de 2013, que aconteceu no dia 23 de março, o Brasil teve a adesão de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações. Na última edição centenas de milhões de pessoas em 152 países de todos os continentes desligaram os interruptores para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.
Para participar do movimento, as pessoas também podem apagar as luzes por uma hora, das 20h30min às 21h30min, onde quer que estejam. Os interessados também podem se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.

Fatos Históricos de hoje, 28/03 por Valdir dos Santos

 

Dia-do-Diagramador

Hoje é sexta-feira, dia 28 de março. — Décima terceira semana do ano. – De janeiro a hoje passaram 87 dias. Faltam 278 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono.  Lua minguante. –  Signo de Áries. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAZIEL e devem rezar o Versículo 6 do Salmo 24 para alcançar maior proteção.

Pensamento do dia : O homem propõe e Deus dispõe.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – O município de Barão foi criado em 12 de maio de 1988, tem 5.300 habitantes e 4.396 eleitores. Integra o Programa de Regionalização da UCS, através do  Núcleo Universitário Vale do Cai.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO – DIA DO REVISOR GRÁFICO E DIA DO DIAGRAMADOR
O DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1712 – LISBOA – PORTUGAL – Decreto imperial proíbe o envio de degredados para o Brasil.
1810 – LISBOA  – PORTUGAL  - Nasce Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, escritor português: Sua ‘’História de Portugal’’ ´é ‘’monumental’’. É o fundador do romance histórico. Morreu em sua pequena propriedade de Val de Lobos, em 13 de setembro de 1877.
1946 – BUENOS AIRES – ARGENTINA – Juan Péron elege-se novo Presidente da Argentina. Permaneceu no poder durante seis anos. Tornou-se um mito político da América Latina.
1969 – GETTYSBURG – ESTADOS UNIDOS –  Morre  Dwight David  Eisenhower, general e 34º presidente americano, comandante supremo dos aliados na II Guerra Mundia.  Nasceu em  Denison, Texas,  em 14 de outubro de 1890. Serviu na I Guerra Mundial e fez brilhante carreira militar. Foi reitor da Universidade de Colúmbia.
1982 –         EL SALVADOR – Em El Salvador ocorrem as primeiras eleições livres em 50 anos. Cinco partidos de direita obtém 60% dos votos e concordam em formar um governo de união nacional.
1986 – ESTADOS UNIDOS – Mais de 6000 estações de rádio nos Estados Unidos tocam,  simultaneamente,  a música “We are the World”. A arrecadação gerada pelas vendas da música foi doada para combater uma grave crise de fome na Etiópia.
O DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1684 – LISBOA – PORTUGAL -Lei do Rei de Portugal estabelece condições para o transporte de escravos negros, por via marítima. A lei exigia espaço, mantimentos e agasalhos adequados.
1722 – LISBOA – PORTUGAL – Decreto proíbe, desta data em diante, o degredo de condenados portugueses para as terras brasileiras.
1812 –         CABO FRIO – RIO DE JANEIRO -  Nasce Teixeira e Sousa, autor de O FILHO DO PESCADOR, 1843, o primeiro romance brasileiro, embora com pouca qualidade literária. Sobre Paula Brito, editor de Teixeira e Sousa, foi dito que, com ele, pela primeira vez o escritor nacional podia almejar ser editado em livro e ser pago por isso.
1847  – RIO DE JANEIRO – Nasceu José Vieira Fazenda, de origem negra, historiador e pesquisador de lendas e histórias populares.
1964 –          JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS – Os generais Odílo Deniz e Mourão Filho e o governador Magalhães Pinto se reúnem e acertam a data para depor o presidente João Goulart.
O DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1872 – SÃO GABRIEL -  Morre o General João Antônio da Silveira,  grande figura da República Rio-Grandense. Era natural de Rio Pardo, nasceu aos 24 de maio de 1795, descendente de açorianos. Como militar, era sereno no combate, acolhia em sua barraca oficias e soldados.  Foi criterioso nos compromissos. Vez por outra, surpreendia comerciantes ao pagar dívidas da Revolução Farroupilha, há muito esquecidas.
1906 - Nasce S. D. Ramayana, pseudônimo de Salim Daou, jornalista no Correio do Povo. Foi um amigo dedicado de nossa região, a que promoveu incansavelmente, de modo especial através da página do interior e da famosa ‘’Crônica dos Municípios’’. Salim Daou foi viajante comercial no Amazonas, professor em São Paulo, redator do ‘’Jornal da Terra’’ em São Joaquim, de ‘’A Nação’’ em Porto Alegre, da Agência Nacional e diretor da Agência Telegráfica Vitória.
1862 – TRIUNFO – Nasce João Cândido Maia, historiador,  romancista, teatrólogo e jornalista.
1899 – SÃO GABRIEL – Morre Fileto Ramos, jornalista. Fundou Pátria Nova, em sua terra natal.
1913 – PORTO ALEGRE – Nasce  Carla Dihel, autora de “Tricô Prático – Do berço à Escola”.
1922 – RIO GRANDE –  – Nasce  Antônio de Castro Assumpção, poeta.
1935 – SANTA MARIA – Nasce Antônio Carlos Machado II, jornalista e cronista.
SANTO DO DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO – DIA DE LOUVOR À SANTA GISELA - Nasceu em 895,  filha do Duque bávaro Henrique, O Briguento. |Religiosa, casou com Geiza, filho do Rei da Hungria. Foi a primeira rainha cristã dos húngaros.  Seu esposo se tornou cristão, gerando a grande expansão da nova religião. Numerosos foram os templos construídos e magnificamente decorados.   Santa Gisela perdeu o filho, herdeiro do trono, e depois seu marido. Sofreu perseguições e o confisco dos bens.  Foi presa e maltratada. Liberta, voltou para sua terra e foi  monja, no mosteiro de Niedernburg.  Governou a comunidade com sabedoria e dedicação.
O DIA DE HOJE, 28 DE MARÇO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1904 -  CAXIAS DO SUL - A Associação dos Comerciantes emenda o artigo 32 dos estatutos, esclarecendo que não trataria de assuntos políticos, excetuados os assuntos políticos locais.
1904 – CAXIAS DO SUL – A Associação dos Comerciantes reúne-se  toma conhecimento de telegrama à Comissão Executiva local do Partido Republicano Rio-Grandense: ‘’Findando em outubro vindouro quatriênio intendente, conselho, convém cogitar a tempo respectivos candidatos, a fim possa ser consultado eleitorado republicano. Estou pronto emitir minha opinião desde que mediante vossa iniciativa seja convidado manifestá-la. Saudações cordiais. Borges de Medeiros.’’ Passa-se a votar SIM  e NÃO  à reeleição de  José Cândido de Campos Júnior:  reeleição, 6 votos: rejeição, 25; em branco, 1. 
1935 – CAXIAS DO SUL – A Casa Victor, à Avenida Júlio de Castilhos, realiza irradiações com excelente sintonia. Mesmo não legalizada. Seus proprietários solicitaram uma subvenção, alegando substituir a Banda Municipal e proporcionar diversão ao povo. A Casa Victor vendia rádios, eletrolas, discos e  funcionou  até receber ordem de cancelar as irradiações. Foi a pioneira e importante emissora de rádio na história de Caxias do Sul.
1963 – CAXIAS DO SUL – Ocorre, no Salão Nobre da Faculdade de Direito de Caxias do Sul, o lançamento da obra “Dante Alighieri na Tradição Popular”, de Luiz da Câmara Cascudo.
1964 – CAXIAS DO SUL – As Irmãs Missionárias de São Carlos adquirem  o prédio onde funcionava, em São Pelegrino, a Delegacia de Polícia, anexando-o ao conjunto de prédios do Colégio São Carlos.
1969 – FARROUPILHA - Inauguração da nova Agência dos Correios e Telégrafos.
2012 – CAXIAS DO SUL – No reinício dos trabalhos de 2012, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural aprovou o tombamento do antigo Colégio Santa Francisca Xavier Cabrini, atual
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...