Quando precisar, chame o ‘Chico’ que ele resolve!


Francisco Spiandorello: "Sem dúvida este é mais um grande desafio na minha carreira política"
Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Mais um desafio na carreira desse abnegado político, querido por todos, conciliador, agregador e acima de tudo, bom caráter. Francisco de Assis Spiandorello está de volta à administração municipal, desta vez como titular da pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.
Não há desafios que ele não tenha enfrentado com o mesmo afinco e por ser algo novo na sua extensa folha de serviço para a política, certamente este será mais um a ser vencido.
A Secretaria, considerada nova (apenas 11 anos de atuação), localizada numa casa ampla na Visconde de Pelotas, 2050 no bairro Pio X, tem um novo comandante. Quem for até lá encaminhar alguma solicitação ou reservar alguma vaga que possa credenciá-lo à qualificação através de cursos, foi ao lugar certo.
Trata basicamente de assuntos relacionados a fomento á economia familiar, empreendedorismo, desenvolve ações que favoreçam jovem e adulto na busca por uma condição satisfatória no mercado de trabalho e por consequência, uma melhor qualidade de vida.

Carlos Búrigo, o homem forte da administração municipal


Carlos Búrigo: “O dinheiro não é nosso e temos que prestar contas do que é gasto”

Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - O homem das finanças do município vai para o seu terceiro mandato à frente da Pasta de Gestão e Finanças da Prefeitura de Caxias do Sul. Um sintoma fica bem evidenciado, Carlos Búrigo desempenhou um papel importante junto ao governo Sartori ao ponto de Alceu Barbosa Velho convidá-lo a permanecer no posto.
Búrigo que é natural de São José dos Ausentes, mesma terra de Alceu, foi prefeito do referido município entre 1997 e 2004 e em seguida recebeu o convite de José Ivo Sartori para se transferir para Caxias do Sul e trabalhar numa função importante e considerada crucial para as pretensões da administração, por se tratar de uma secretaria fim.
Convite aceito, muitas demandas, o governo Sartori foi um sucesso, sendo aprovado com índice superior a 86% de satisfação. Veio a campanha para as eleições de 2012, mais de R$ 50 milhões em caixa e o convite para o novo desafio, a permanência se fazia necessário em função da máxima de que em time que está ganhando não se mexe.
“Acho que sempre trabalhei de maneira correta, principalmente nesta secretaria que lida com o dinheiro público e com políticas sociais. Também muito em função de que o dinheiro não é nosso e temos que prestar contas.

Etapa Caxias do Sul do “Garota Verão” 2013 acontece na Drops de Menta Flagship


Marceli Viana foi eleita a Garota Verão de 2012 e estampa a campanha da próxima edição (Foto: Arte/RBS TV)
Caxias do Sul – No dia 24 de janeiro, a partir das 19hs, irá ocorrer na Drops de Menta Flagship a etapa Caxias do Sul do concurso “Garota Verão” 2013. O concurso neste ano vem com um novo foco, lançar uma “new face” para as passarelas, afinal o concurso, ao contrário de suas edições anteriores, agora está em busca de modelos de passarela e não mais apenas meninas bonitas com a “cara”do verão, prova disso é que o prêmio deste ano para grande vencedora em Capão da Canoa, será um contrato com uma agência de modelos, no valor de R$ 50 mil reais.
As fichas de inscrição encontram-se disponíveis nas 5 lojas Drops de Menta de Caxias do Sul e na central RBS. Poderão participar do concurso, impreterivelmente candidatas do sexo feminino, de 15 a 20 anos, solteira e sem filhos, para meninas menores de 18 anos é necessária a autorização de pais ou responsáveis com firma reconhecida em cartório.
A entrada do desfile é franca, porém será necessário a retirada de um convite em uma das 5 lojas Drops de Menta , este convite deverá ser apresentado no dia do evento e será válido para duas pessoas. Além do apoio da Drops de Menta, o evento também conta com a participação dos DJ’S da Matinê Sunset e sorvetes Sorvelândia.

Mestre Brasil está de volta à Coordenadoria de Igualdade Racial


Mestre Brasil está de volta à Coordenadoria
CAXIAS DO SUL - A Prefeitura de Caxias do Sul informa os titulares das diretorias e coordenadorias que compõem a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS).
A secretaria é composta pelas diretorias de Proteção Social e de Segurança Alimentar e Inclusão Social (SAIS), e pelas coordenadorias de Igualdade Racial, Inclusão Social, da Mulher, de Acessibilidade e da Juventude. Faz parte também a Guarda Municipal.
O diretor de Proteção Social é Luis Carlos da Cruz da Silva, conhecido como soldado Cruz. Ele foi servidor da Brigada Militar. E o diretor da SAIS é o ex-vereador Waldemar de Lima.
Nas coordenadorias assumem Maria Januária da Costa (Mulher); Rosa do Carmo Fonseca (na recém-criada coordenadoria de Acessibilidade); e Vinicius da Silva Nascimento (Juventude). Diógenes de Oliveira Brasil, o Mestre Brasil, segue na coordenadoria de Igualdade Racial, e Janete Tavares continua na coordenadoria de Inclusão Social. Ambos já atuavam na SMSPPS na Administração passada. A servidora Raquel Dessoti continua como diretora da Guarda Municipal.
A titular da coordenadoria da Mulher, Maria Januária, é servidora pública municipal e líder comunitária. Rosa do Carmo Fonseca, da Acessibilidade, é professora aposentada com estudos adicionais em deficiência mental. À frente da Juventude está Vinicius Nascimento, conhecido por Iraí, a sua cidade natal, com experiência no Orçamento Comunitário.
O secretário Roberto Soares Louzada e o diretor-geral da SSPPS, José Francisco Barden da Rosa, também já estavam na função. Ambos são militares reformados. (Foto Ponto Inicial)

Sobre pesquisas de satisfação


Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
Quando existem pelo menos três interessados até pode ser concebível a sua realização, mas me parece que quando atende um interesse único perde a razão de ser. Caso típico que acontece aqui em Caxias do Sul.
É o mesmo que querer provar por A mais B que atende as reais necessidades de quem utiliza os serviços ou consome com satisfação os produtos oferecidos.
As pessoas não podem opinar com propriedade quando não têm parâmetros, quando não tiveram a oportunidade de provar ou se inteirar da existência de uma segunda opção.
Fica chato e não faz bem para ninguém quando em qualquer pleito não existe mais do que uma chapa ou nome disposto nas opções de escolha. Apenas o SIM e o NÃO no caso de uma única via chega a ser constrangedor.

Empresária Márcia Costa prevê um ano de grandes realizações



Empresária Márcia Costa (Imagem Foto Itália)

Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
Uma das mais conceituadas empresária do ramo de moda da serra gaúcha, a empresária Márcia Costa está à frente do seu tempo e já planeja o inverno 2013. A sua estratégia tem tudo a ver com aquilo que já está se usando em outras partes do mundo, uma vez que as estações do ano acontecem em momentos diferentes. Enquanto os outros vêm para o Brasil em busca de inspiração para as suas coleções e aquilo que está se usando nas praias brasileiras, os brasileiros viajam para fora para acompanhar e observar de perto o que no momento é moda, tendência.
Antes de falar sobre moda propriamente dita, Márcia fez um apanhado geral sobre a atuação da Rede Drops de Menta em 2013 e as suas projeções para o ano que recém inicia, já prevendo grandes novidades nas agitadas últimas quintas de cada mês e principalmente este ano, com a realização do Garota Verão 2013, etapa Caxias, que acontece na Drops Flag Ship.
“2012 não foi um ano fácil, mas foi de muitos projetos, de conhecimento, de buscar novos conhecimentos, não foi de mudanças, apenas alguns posicionamentos no sentido de sair do habitual, do nosso ‘quadrado’ para ver o que acontece à nossa volta. Tivemos que buscar muitas coisas, reinventamos procedimentos e alguns conceitos foram revistos em função de que não tínhamos o direito de cometer erros que pudessem comprometer o bom andamento dos nossos empreendimentos.
Mas estamos esperançosos de que estamos diante de um novo momento, de oportunidades. A certeza de que em 2013 as empresas terão que se estruturar, repensar sua forma de atuação. Temos que inovar, aperfeiçoar para atender as mudanças que vêm por aí. É isso, este ano que se inicia vai exigir que tenhamos bastante perspicácia para prosseguir sem sustos”.
O Brasil não pode ficar alheio à crise mundial
“Precisamos ficar atentos, não poderia ser diferente, aprender com os erros dos outros para que não tenhamos que passar pelos mesmos problemas verificados na Europa e EUA”.
A Drops cheia de novidades
“Teremos muitas novidades este ano, nosso calendário de eventos e realizações está praticamente completo até o final deste ano. Estamos investimento em toda a nossa rede de lojas, trabalhamos a nossa marca com a nossa grife.
Aquilo que deu certo até aqui vai continuar, mas temos que agregar, conquistar novos parceiros, incrementar e diversificar nosso mix de produtos, dar mais opções de compras aos nossos clientes. Quem visita uma de nossas lojas está percebendo que algumas coisas já estão com cara nova, diferentes, isso será uma constante este ano, inovar para conquistar”.
Família, uma grande responsabilidade
“Acompanhar o crescimento do meu filho Matheus Augusto é uma das metas principais. A maturidade adquirida com a sua chegada foi muito grande e certamente levarei para todas as áreas da minha vida.
Para ele meu amor é incondicional e que não tem tamanho. Adorei esperar o meu tempo, a minha hora de ser mãe. Acredito que foi exatamente no tempo que eu queria. Esta dádiva, este sentimento que toda mulher sonha, cada uma tem a sua hora, a sua fase e a escolha é de cada uma, independente da idade ou condição social”.
Filho para o futuro
“Independente do que ele vir a fazer, que seja uma pessoa que faça o bem para os outros, que traga felicidade para aqueles que estejam à sua volta. Não tive um vida ruim, fui, sou e pretendo continuar sendo feliz, mas não vou Induzi-lo a seguir o mesmo caminho que o meu. Tornar os outros felizes fará com que o universo nos devolva em dobro.”
"O importante é fazer o seu melhor sempre, mesmo
que o mundo acabasse a qualquer momento".
(Foto Júlio Soares/Objetiva)
 
E para o inverno 2013
“Pesquisei o inverno em outros centros, no Brasil e também fora daqui. Teremos uma moda consciente, mais preocupada com o estar bem vestido, mas voltado para aquilo que é necessário, sem rótulos. Teremos um produto bom, bonito e com preços adequados para cada pessoa”.
O que é moda para Márcia?
“A moda é tudo aquilo que a partir de uma ideia, possa contagiar e estimular as pessoas. Moda é algo que contagia positivamente por ser bonito”.
Com o mesmo pique do início
“Ainda tenho forças e metas para mais dez anos, estamos com muitas lojas em andamento. Queremos ampliar, reestruturar e repaginar para o cliente ter mais conforto na hora da compra.
Não me sinto diferente ou com menos gás de quando eu tinha 15 anos de idade. Na minha cabeça tenho bem presente de que ainda terei bastante entusiasmo para criar e inovar para os anos que seguem”.
Novos gestores políticos
“Espero serenidade e responsabilidade aos novos eleitos, pois temos uma cidade boa, positiva. Mas seja quem for que esteja no poder, temos que fazer a nossa parte e ajudá-lo a tornar um lugar melhor, com ética e zelo pelas coisas públicas”.
O fim do mundo
Não mudaria em nada minha vida, estaria com a minha família e meus colaboradores. O importante é fazer o seu melhor hoje, mesmo que o mundo acabasse a qualquer momento. Acredito que fazendo o bem hoje, com dedicação teremos um amanhã feliz”. 

Algas, longe de ser um mal, muitos benefícios para as pessoas


Praticamente toda a represa fica coberta pelas folhas das algas
É comum nas represas de Caxias do Sul, principalmente no Complexo Dal Bó, onde é verificada maior incidência, o grande número de algas que cobrem praticamente todo o lago. Chama a atenção de quem passa pela Rua Atílio Andreazza e é inevitável, a parada é obrigatória.
A reportagem foi até lá e por alguns instantes observou de perto esse fenômeno. Foi atrás das informações necessárias e descobriu que não se trata de uma vilã e sim de uma importante aliada das pessoas, que tanto podem usar como alimento ou até mesmo como produto medicinal na cura de alguns males.

Queimadas, preocupação constante dos bombeiros


CAXIAS DO SUL - A cada verão se repete a falta de cuidado que as pessoas têm com as matas e parques, principalmente no que tange às queimadas. Como a vegetação está seca, o risco de pegar fogo é iminente. Quem sofre com isso são os animais rasteiros que têm seus habitats destruídos e muitos deles, mortos pela imprudência e a falta de conscientização das pessoas que jogam tocos de cigarros acesos ou simplesmente ateiam fogo, deixando em alerta permanente as autoridades, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

O que espero em 2013


"Corra risco, mas avalie bem a sua decisão..."
“Sempre se busca algo novo, novos caminhos, novos horizontes. Não podemos nos entregar e nos dar por vencidos, buscar algo novo é a palavra de ordem, temos que ter a noção do que devemos fazer com o dinheiro.
Arriscar faz parte de qualquer plano ou sonho, mas é preciso fazer isso de maneira que o meio não prejudique o fim e que não fiquem danos irreversíveis. Fazer as coisas com a noção de que os erros e os acertos estão praticamente juntos.
Em 2012 não fiz nada de que eu pudesse me arrepender, tudo na vida é assim, temos que renovar as ideias, se reinventar e partir para a ação, seja em qual for a área que decidirmos atuar.
Traçar os objetivos, querer muito alguma coisa e colocar em prática, não fazer por fazer, mas sim ter a convicção daquilo que está fazendo e acreditar nos resultados.
Se você tem um projeto, analise os prós e os contras, mas faça acontecer, corra atrás, execute.
Nós gostamos de trabalhar e quem faz a ação vai longe, consegue os seus objetivos.
Sobre o nosso país, posso dizer que acredito no Brasil, temos tudo para dar certo. A imagem nossa lá fora melhorou bastante. Em 2011 fui para a Europa e em 2012 repeti a dose e pude sentir a diferença de tratamento, hoje somos considerados e tratados com respeito como sempre deveria ser. Temos poder de compra, somos vistos como a bola da vez”.
Rudimar Perini – Empresário
(Foto Ponto Inicial)

Alceu é o prefeito de todos os caxienses


Pela primeira vez de forma oficial, Alceu e Alexandra sobem as escadas de acesso ao gabinete
Texto Laudir José Dutra (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Tudo o que foi dito e o que também não fora, há pelo menos quatro anos atrás, se confirma. Alceu Barbosa Velho é o novo prefeito de Caxias até 2016, com grande expectativa de dar continuidade às grandes obras desenvolvidas pelo ex-prefeito José Ivo Sartori nos últimos oito anos.
Prefeito Sartori recepciona Alceu e Toninho na porta de entrada da prefeitura
Em solenidade muito concorrida, abrilhantada pela presença do tenor Giovanni Marquezelli e do Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, tendo como palco o Centro Administrativo Municipal, no primeiro dia de 2013, a transmissão de posse do cargo de Prefeito Municipal de Caxias do Sul. Após a leitura, o prefeito José Ivo Sartori (gestão 2005-2012) assinou a ata em que transmite o cargo de prefeito de Caxias do Sul ao prefeito Alceu Barbosa Velho e ao vice Antonio Feldmann.

Edson da Rosa: Primeiro negro a presidir a Câmara Municipal


CAXIAS DO SUL - Edson Paulo Theodoro da Rosa é o primeiro negro a presidir a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Nasceu em Caxias do Sul, em 21 de junho de 1964. Filho de Hermelydes Conceição da Rosa e Erony José Teodoro da Rosa, é casado com Marivane Bonatto da Rosa e pai de Jéssica, Isadora e Sara. Em 2004, foi eleito vereador com 2.742 votos, tornando-se o primeiro vereador negro da história do Legislativo caxiense. Conquistou a reeleição em 2008 onde somou 4332 votos. Ano passado obteve 3.623 e assume agora o seu terceiro mandato consecutivo.
O peemedebista concluiu o ensino superior em ciências contábeis, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e ampliou seus estudos com uma pós-graduação em marketing. Passou a integrar o movimento Emaús, vinculado à igreja Católica, em 1983. No grupo religioso, cursou a primeira escola de fé, política e trabalho e teologia para leigos, na Catedral Diocesana.
É autor da lei de 2005 que outorga aos negros que se destacam em diversas áreas, o Medalha Zumbi dos Palmares, concedido todos os anos por ocasião das comemorações da Semana da Consciência Negra e celebração da morte do Zumbi dos Palmares.
O parlamentar assumiu a Secretaria Municipal da Educação, depois de convite do ex-prefeito José Ivo Sartori, entre 2009 e 2011. Ele retornou ao Legislativo caxiense em 2012, para presidir a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, pela terceira oportunidade. (Foto Divulgação)

O que espero de 2013


“Que seja um ano favorável para a economia e que tenhamos condições de produzir e manter aquilo que planejamos, uma estabilidade que nos dê condições de crescer.
Que as pessoas tirem um pouco o pé do acelerador, cada um fazendo a sua parte, para um mundo mais justo e mais humano.
Que sejamos mais compreensivos, semeadores de coisas boas e que ao chegar ao final do ano possamos colher exatamente aquilo que plantamos.
Que não percamos a esperança, a fé e o amor, pilares para manter qualquer ser humano firme e forte.
Aquilo que fiz, as atitudes que tomei, foram excelentes, pois chegamos ao final do ano com resultado positivo. Acredito que é esse o caminho. Temos que continuar plantando, persistindo naquilo que acreditamos e melhorando, como profissional e como pessoa.
Temos que fazer a nossa parte, não precisamos ser reféns das atitudes dos outros, temos que agregar para fazer a diferença.
A soma de todos é o que nos contabiliza e proporciona algo forte, difícil de ser batido”.
Rosméri Natália Argenta Dal Prá – Roselar Móveis

Um Próspero Ano Novo a todos


A vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente, beije lentamente, ame de verdade, ria descontroladamente e nunca pare de sorrir, por mais estranho que seja o motivo.
E lembre-se que não há prazer sem riscos. A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui, temos que comemorar!!
Com você, celebramos conquistas e escrevemos histórias e juntos podemos fazer mais em 2013.
São os meus votos a todos os seus familiares, clientes e funcionários, que são nada mais nada menos do que nossos amigos. Que 2013 seja repleto de muitas alegrias e paz no coração de todos.

Menino Jackson e seus familiares aguardam cirurgia



Jackson se mostra um garoto bem humorado e esperançoso da vida
Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Finalmente uma notícia boa sobre o pedido que o casal Jorge Ilário Bottin e Simone Ferreira fez solicitando que o Estado realize uma cirurgia para implantar um marca-passo diafragmático no menino Jackson Rafael Ferreira Bottin de apenas oito anos de idade, vítima de atropelamento, com o objetivo único de proporcionar uma melhor qualidade de vida, eliminando o respirador mecânico, permitindo mobilidade para ir ao colégio, a passeios ao ar livre e festinhas na casa dos tantos amiguinhos que canalizou nesses meses em que está confinado na cama e na cadeira de rodas.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul acaba de conceder a liminar para que Jackson possa finalmente ter o direito de ser submetido ao procedimento.
A manifestação do tribunal reforma a decisão do juiz de Caxias do Sul, que havia negado a liminar com base nos argumentos do Estado do Rio Grande do Sul, de que o procedimento seria caro para os cofres estaduais e poderia prejudicar a coletividade.
Entre os argumentos do Estado, além do valor elevado, (por volta de R$ 380 mil), está o fato de que Jackson não corre risco de morte, pois está há três anos sobrevivendo e o ineditismo deste tipo de operação, considerado por ele Estado, como experimento, uma vez que no Rio Grande do Sul nunca houve tal pedido.

Messi, Usain Bolt e quenianos deveriam ser proibidos de participar



Lionel Messi ganha pela quarta vez consecutiva o prêmio (Foto Getty Image)
DA REDAÇÃO - Algumas coisas nem precisariam acontecer para sabermos os resultados, são tão previsíveis os desfechos que dá até nojo e quanto se fala na esfera esportiva então, piorou.
Enquanto que no atletismo, Usain Bolt já entra na quadra sabendo que só depende dele mesmo para ganhar ou perder, ou seja, só poderá perder para ele mesmo. No seu caso, os adversários deveriam largar uns 20 metros na frente para ter graça.
Os quenianos são outro caso a parte, pois todos os anos por ocasião da São Silvestre, lá estão eles, favoritérrimos, disparados na frente. Tanto é que os brasileiros comemoram um quarto lugar como se fosse o primeiro, como aconteceu este ano, onde nas três primeiras colocações, figuraram africanos. Não deixa de ser um lugar de destaque também, mas longe de uma vitória consagradora.
No futebol. Ah o futebol!
Em 2012 Messi fez nada mais nada menos do que 91 gols. Pense rápido quem pode desbancá-lo dessa forma. De uns cinco anos para cá, ele e Cristiano Ronaldo têm feito um duelo para ver quem é o melhor jogador do planeta, mas quando se fala em melhor realmente, o português passa longe de ofuscar a sua imagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...