Galeria Municipal de Arte recebe exposição Recriando o Planeta e Curarte




CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Cultura, informa que a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, sedia até 10 de janeiro a exposição Recriando o Planeta e Curarte. A abertura da mostra ocorreu na noite da última quinta-feira.
A exposição itinerante iniciou em 2007, em Porto Alegre, e desde então percorre vários países da América Latina, como Brasil, Uruguai, Argentina e Equador. Em 2010, a exposição Recriando o Planeta recebeu o prêmio Inti Ñan na 3ª Bienal Intercontinental e Arte Indígena e Milenar, em Quito, no Equador. Em 2012, a mostra esteve
Na 1ª Bienal Internacional de Arte de Educação, em Punta Del Este, Maldonado e Pirianópolis, no Uruguai, e contou com a presença de artistas de sete países latino-americanos.
A exposição é um projeto do Centro Ir-Mano Artistas Latino-americanos - Brasil, uma associação de artistas brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, fundada em 1995 e com sede no Atelier Templo das Artes das Américas, em Porto Alegre.
Representa um movimento de artistas que se manifestam periodicamente ao público,mostrando seu conceito futurista de que as artes são a revelação do pensamentocriativo e, como tal, possuem uma energia contida em cada obra.
Para estes artistas, a arte é uma manifestação divina que possui um poder de harmonia e que pode ser usada para a cura do Planeta. Buscam nas artes uma nova forma de expressão sincrônica com suas obras, usando a vibração que se desprende das pinturas, colagens, etc. Além disso, usam a arte para a união dos seres e das coisas.
Este ano, o Centro Ir-Mano Artistas Latino-americanos executou no Morro São Caetano, em Porto Alegre, o projeto Artes para as Galáxias, pinturas sobre grandes pisadas no asfalto, na rua Astério de Mello esquina com a rua Ribeiro Tacques, em frente a sua sede, no Atelier Templo das Artes das Américas. Estas obras podem ser visualizadas em todo o planeta através do Google Maps. A associação se propõe a realizar um trabalho em parceria com artistas de Caxias do Sul.

Artistas Plásticos participantes

Uruguai: 
Colombo, Giannina Kabregu, Graciela de Medina, Horacio S. Tolstoy, MarisuBuquet, Martha R. Planke, Monica Kabregu, Pablo Necasek;
Argentina: Juan Motta, Rosa Groisman;
México: Fatima Tec Pool, Gilberto Delgado, Mario Sarpas;
Colômbia: Luis Apolinar, Milton Martel, Verona;
Equador: Atahuallpa, Edwin Jarrun, Gregorio Sulca;
Peru: Carlos Quispes, Carmen Gonzales, Dante Calumani, Dante Guevara, EnriqueGaldos, Machicado.

SERVIÇO

Exposição Recriando o Planeta e Curarte

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Borheim, Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333, fone (54) 3221-3697).

Período de visitação: Até 10 de Janeiro de 2014
Horário: segunda a sexta, das 8h30min às 18h, e sábados, das 10h às 16h

(Foto Antônio Lorenzett)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...