Edson da Rosa: Primeiro negro a presidir a Câmara Municipal


CAXIAS DO SUL - Edson Paulo Theodoro da Rosa é o primeiro negro a presidir a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Nasceu em Caxias do Sul, em 21 de junho de 1964. Filho de Hermelydes Conceição da Rosa e Erony José Teodoro da Rosa, é casado com Marivane Bonatto da Rosa e pai de Jéssica, Isadora e Sara. Em 2004, foi eleito vereador com 2.742 votos, tornando-se o primeiro vereador negro da história do Legislativo caxiense. Conquistou a reeleição em 2008 onde somou 4332 votos. Ano passado obteve 3.623 e assume agora o seu terceiro mandato consecutivo.
O peemedebista concluiu o ensino superior em ciências contábeis, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e ampliou seus estudos com uma pós-graduação em marketing. Passou a integrar o movimento Emaús, vinculado à igreja Católica, em 1983. No grupo religioso, cursou a primeira escola de fé, política e trabalho e teologia para leigos, na Catedral Diocesana.
É autor da lei de 2005 que outorga aos negros que se destacam em diversas áreas, o Medalha Zumbi dos Palmares, concedido todos os anos por ocasião das comemorações da Semana da Consciência Negra e celebração da morte do Zumbi dos Palmares.
O parlamentar assumiu a Secretaria Municipal da Educação, depois de convite do ex-prefeito José Ivo Sartori, entre 2009 e 2011. Ele retornou ao Legislativo caxiense em 2012, para presidir a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, pela terceira oportunidade. (Foto Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...