O que representa ser a Mais Bela Negra?


CAXIAS DO SUL - Janaína Paim Martins foi eleita a Mais Bela Negra de Caxias do Sul 2011 no dia 25 de novembro último, ela que representou a UAB, União das Associações de Bairros de Caxias do Sul.
    Para a raça negra em especial o concurso se reveste de um significado muito grande, pois além de mostrar um pouco da etnia, com suas tradições, culinária, seu jeito enfim, resgata as origens e eleva a auto estima, tentada colocar para baixo com os inúmeros episódios de discriminação acontecidos em Caxias nos últimos tempos.
    É sabido que existe muita resistência em alguns setores da sociedade contra os negros e isso é preciso disseminar enquanto é tempo, ou pelo menos tentar amenizar, pois todos são iguais perante a lei, perante o homem lá de cima e também na opinião do IBGE, pois nos números do último senso, foram divulgados 435 mil moradores na cidade. Certamente os negros têm uma parcela muito significativa nesse montante. É preciso avisar isso aos grandes conglomerados econômicos dessa afirmativa.   
A reportagem ouviu algumas pessoas e na opinião da grande maioria, muitas conquistas foram elencadas, como a Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura, que auxilia nas discussões e nas demandas que recebe quando ocorre algum abuso contra qualquer pessoa, seja ela negra ou branca, mas que ainda é preciso colocar em prática algumas leis que asseguram o direito de todos, esclarecendo o que pode ser feito e quais os caminhos a serem percorridos.
    A comunidade espera agora que o prefeito José Ivo Sartori receba Janaína, assim como faz com todas aquelas pessoas que representam o município, uma vez que já se passaram quase 60 dias desde o evento. Como é do conhecimento geral, a Festa da Uva 2012 já se avizinha e certamente a agenda do mandatário ficará ainda mais apertada. Depois o chefe do Executivo tira férias e quando nos damos conta, praticamente meio ano se passou e aí não tem o porquê da visita.
    Todos têm a certeza de que José Ivo Sartori não se furtará dessa oportunidade e certamente entre um compromisso e outro, encontrará uma brechinha para receber a moça. (Foto Ponto Inicial/Por Laudir José Dutra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...