Lista de pré-candidatos a prefeito aumenta gradativamente dia após dia


CAXIAS DO SUL - Se tomarmos por base a vontade de cada partido ou candidato, a briga vai ser bonita nas eleições em 2012, uma vez que nada mais nada menos do que 11 pré-candidatos já foram citados na mídia local, manifestando a vontade e a disposição dos nomes envolvidos. Em alguns casos, os presidentes de partidos já declinaram a intenção e abriram os nomes ao grande público que irá a partir de agora, fazer a sua avaliação, mas a grande maioria não oficializou nada, mais por força da coligação atual do Executivo, que mantém todos os partidos de direita alinhados num objetivo único que é a administração municipal.
          Especulam-se diálogos variados internamente dentro de cada sigla, mediante as reuniões que definem também os nomes para uma cadeira no Legislativo, mas pelo menos 90% dos envolvidos acreditam ser cedo afirmar alguma coisa, para não comprometer o processo e não jogar um balde de água fria nas pretensões de algum indeciso.
          Na sessão de 05 de julho na câmara de vereadores, o vereador Renato Nunes/PRB da tribuna lamentou matéria publicada em jornal local dando conta de alguns nomes que estariam confirmados como pré-candidatos e estranhou o fato de que o seu não estaria incluso. “Eu sinceramente não fui procurado como presidente do PRB para falar se teria candidato à prefeitura de Caxias do Sul. Pois bem, estamos aqui fazendo uma reparação e dizer que também somos pré-candidato”, reiterou, o que foi aparteado por Geni Pettefi, presidente do PMDB, que salientou que geralmente a imprensa tem essa prerrogativa e parabeniza o colega pela iniciativa. “Sou militante do PMDB há 23 anos e também poderia perfeitamente ser pré-candidata, tenho o direito, não devo nada a ninguém. Acho um absurdo como tentam manipular as coisas”. Édio Elói Frizzo também lamentou que sempre em época de eleição surjam reportagem desse tipo. “Sempre existem essas listas contendo nomes. O meu próprio foi colocado lá embaixo e pensei se entraria nesse assunto meu caro Renato. Daqui a pouco eles começam a levantar morto para encabeçar listas, pessoas que já foram prefeito há 40, 50 anos atrás, os eternos candidatos. Eles não entendem que os tempos são outros. Coloco-me portanto nessa mesma condição”, finalizou.
           Os principais nomes que aparecem em todo tipo de lista como possíveis pré-candidatos são: Alceu Barbosa Velho/PDT, Mauro Pereira/PMDB, Pepe Vargas/PT, Marisa Formolo/PT, Marcos Daneluz/PT, Milton Corlatti/DEM, Assis Melo/PCdoB, Abgail Pereira/PCdoB, Renato Nunes/PRB, Antônio Feldmann/PMDB, Edson Néspolo/PDT, Édio Elói Frizzo/PSB e Luis Fernando Possamai/PSOL.
          O PSOL realizou até o presente momento três congressos onde foram definidas algumas diretrizes e pela primeira vez abre a possibilidade de candidatura para a majoritária. Em seis anos de existência, possui pouco mais de 300 filiados. Vai com a nominata completa para a vereança.
          Os nomes referidos são os mais comentados em qualquer roda onde o assunto é política, assim como a maioria não têm a palavra oficial do partido ao qual é filiado, chamando para si a responsabilidade.
         Existem outras especulações como Adiló Didomênico/PTB e Guila Sebben/PP, este último uma vontade da senadora Ana Amélia Lemos, mas ainda é público e notório que a frente que governa a cidade neste momento é o maior entrave para qualquer tipo de afirmação.

Secretário Municipal do Desenvolvimento Urbano avalia ações da pasta e projeta o seu futuro

CAXIAS DO SUL - Francisco de Assis Spiandorello vê de perto o término de seu mandato na SMU, uma vez que o prazo fatal para se afastar do cargo é 31 de março de 2012, até lá, tem muita coisa ainda a ser feito, mas são coisas pertinentes ao cargo e por força da lei, precisa ser interrompido um trabalho sem contestação e que tem combatido principalmente a pirataria, com forte atuação na fiscalização das regras vigentes na cidade.
          “Sobre a minha saída da secretaria, ainda preciso falar com o prefeito Sartori e também tem a questão do nosso partido, o PSDB que vai definir para onde vamos. O que eu sei é que o prazo fatal realmente é 31 de março”.
          “Quanto à nossa atuação enquanto secretário, chegamos no auge das questões que envolvem a Habitação, com números de projetos batendo todos os recordes. Tivemos com isso que mudar a forma de atuação junto ao Sinduscon e aos profissionais sobre a melhor condição de trabalho para que pudéssemos realizar sem descontentar ninguém”.
          “Foram nada mais nada menos do que cinco milhões de metros quadrados de regularização fundiária, um montante muito alto que procuramos conciliar na medida do possível, esse é o nosso desafio maior e trabalhamos com o objetivo de equacionar todas as demandas. Nada existe, nem financiamento, nem programas habitacionais ou empréstimos para a construção de qualquer imóvel se o terreno em questão não for regularizado, por isso temos a responsabilidade de atuar de maneira firme com o objetivo único de ser justo com todos”.
          “Outro dado importante diz respeito à criação de 800 novas empresas por mês em Caxias do Sul, isso não é pouca coisa não e só explica o crescimento fantástico e a referência que cidade possui perante outras cidades do RS e também de fora daqui”.

Responsabilidades iguais para todos

         “Os direitos e os deveres são os mesmos para todos, quem não paga imposto não é inserido na sociedade de forma igualitária e todos precisam participar desse processo. Importante também é o diálogo com diversos segmentos da sociedade, só assim teremos êxito nas nossas ações. As empresas precisam zelar pelo local onde estão, todos são responsáveis pelo sossego e o bom convívio social”.

Combater a pirataria é necessário

          “Hoje a pirataria atinge muitos itens, óculos, perfumes, remédios. Temos a preocupação com a saúde da população. Esse não é um problema só nosso da secretaria e sim de todo um segmento, Polícia Federal e Receita Federal e isso está levando muitas empresas fecharem as portas”.
          “Nesse intuito de acabar com a grande demanda de produtos falsificados, campanhas permanentes devem ser realizadas no sentido de conscientizar as pessoas quantos aos riscos. Infelizmente essa prática já foi institucionalizada. Existe o grande distribuidor que descarregue periodicamente toneladas de produtos que são repassados a essas pessoas que realizam o trabalho formiguinha, conclamando a todos a comprar por apenas, 20, 30% do valor real do produto”.
          “Gostaria, talvez num futuro bem próximo que as pessoas que vendem produtos nas calçadas, em sacolas pudessem ter um espaço só deles onde não atrapalhassem ninguém e não vivessem fugindo da polícia para esconder muitas vezes o seu sustento. Temos que pensar num projeto maior onde tenhamos uma estrutura legal com as mínimas condições de atuar com banheiros, praça de alimentação”.
          “Atuar firme é nossa atribuição, todos precisam se colocar no mercado de trabalho, sabemos disso, mas daqui a pouco, com o crescimento dos seus estados de origem, a tendência são essas pessoas que estão na ilegalidade retornarem à sua terra natal e seguindo com a sua vida e sendo mais feliz, vivendo mais sossegado”.

Não existem privilégios

          “Grandes empresas, grandes investimentos, grandes problemas, soluções adequadas e regramentos, esta é conta que devemos fazer sempre, independente de qualquer coisa. Caxias tem captado grandes investimentos no setor do comércio e da indústria. As empresas investem pesado, contratam pessoas, geram emprego, então precisamos dar as condições necessárias de atuação, adequando os acessos, auxiliando com projetos logísticos adequados e combatendo a sonegação e a pirataria. Estamos todos no mesmo barco, algumas ações, por mais antipáticas que possam parecer, são necessárias para o bom andamento da cidade”.

Cinco mandatos e nem sinal de aposentadoria

          “Tenho um amor muito grande pela causa política, temos que gostar e trabalhar pela cidade e para isso tem que existir quem nos apóie. Então é isso, enquanto existir alguém nos dando força e incentivo seremos políticos”.
          “Entendo que a política não passa por um bom momento, está sendo usada para fins pessoais e isso é ruim, até porque isso inibe a participação do jovem, que possui idéias novas. Mas graças a Deus aqui na cidade existem ideologias partidárias e vejo uma mudança significativa na visão das coisas. Todos estão se inteirando no processo político e observo uma oportunidade de ser útil, de estar presente e ajudar de alguma forma”.
          “Aprendi que cada dia é um ensinamento novo, mas é preciso ser honesto e amar aquilo que gente faz. Gosto do debate, de participar de comissões, isso está no meu sangue”.

Atuar e mudar a postura se for para melhorar

          “Sou um candidato artesanal, faço política assim, busquei novas áreas de atuação e observei que a população viu o nosso trabalho, a experiência e isso me obrigou a trabalhar mais. Com a própria imprensa tive uma aproximação maior, pude transmitir de forma clara aquilo que entendo ser o melhor para a cidade e para as pessoas que aqui vivem”.
          “Me reciclei com relação aos mandatos anteriores, adeqüei minha linguagem e acima de tudo, ouvi mais do que falei, outra dificuldade que tinha. Estamos aí para cumprir com o nosso papel”.
          “Me considero satisfeito, pretendo enfrentar as urnas com certeza. Acho que será uma eleição muito interessante, mas acima de tudo, tenho um grande compromisso com a cidade de Caxias do Sul”.

No meio de tantos assuntos que cercam a política…

          “O nosso partido tem suas posições, mas gostaria que nós tivéssemos um consenso que unificasse. Para ser candidato a vereador é fácil, depende só da gente, da nossa vontade, mas para a majoritária, precisamos ser escolhidos por ampla maioria”.
          “Acho que o prefeito Sartori será a grande liderança para as próximas eleições. Acho que dá para fazer um processo de integração e saber que acima de qualquer coisa, existem os interesses de Caxias do Sul e que não podemos abrir mão”.
“Enquanto nos sentirmos em condições de exercer nossas atividades políticas, temos que continuar atuando”. (Foto Ponto Inicial).
Leia também no Site: jornalpontoinicial.com.br
No Twitter, no Facebook e na edição impressa que circulará dia 10 de outubro

Feira do Livro - “Cultivando livros, florescendo ideias” é o tema da edição que segue até 16 de outubro


FEIRA DO LIVRO  - Na próxima sexta-feira, 30 de setembro, inicia a 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul na Praça Dante Alighieri. A abertura do maior evento literário da cidade ocorre às 18h30min, com o espetáculo musical “Uma Rosa para Noel”, de Karine da Cunha, em homenagem ao centenário do poeta Noel Rosa. Também poeta, o patrono Marco de Menezes e a livreira homenageada Maria Helena Lacava, apadrinham a edição deste ano da Feira que tem como tema “Cultivando livros, florescendo ideias”.
     As mais de 300 atrações literárias, entre elas sessões de autógrafos, mesas temáticas, bate-papo com autores, contação de histórias, música, palestras, teatro e oficinas, ocorrem nos três mil metros quadrados de cobertura, que abrigam também as 43 bancas de livreiros de Caxias e de Porto Alegre. A estrutura conta ainda com a Biblioteca da Estação/SMED, Coordenação, Auditório com 150 lugares, Café Cultural, estande da Associação dos Livreiros Caxienses, Academia Caxiense de Letras, espaço do SESI, além do palco central e setor infantil.
     A novidade deste ano é um novo espaço destinado especialmente à leitura: o Leiturário. Um tablado ambientado em cima do chafariz acolhe os visitantes, com uma estrutura adequada para os momentos de leitura, possibilitando aos visitantes folhearem seus livros recém-adquiridos. A Feira do Livro aguarda um público superior a 300 mil pessoas, que poderá contar com os tradicionais descontos de 20% à vista (dinheiro ou cheque), e 15% nos cartões de crédito e débito, para a compra de livros.
    Outro projeto do PPEL, já tradicional na Feira do Livro, é o Passaporte da Leitura, que promove o encontro entre escritores e escolas da rede municipal e estadual de ensino. As escolas desenvolveram durante o ano estudo das obras dos seguintes autores: Annie Muller, Cléo Busatto, Gláucia de Souza, Jane Tutikian, Índigo, Ilan Brenman, Jonas Ribeiro, Leandro Angonese, Márcia Leite, Márcio Vassalo, Paulo Ribeiro, Rejane Romani Rech, Roger Mello, Rosa Amanda Strausz e Stella Maris Rezende.
     Grandes nomes da literatura fazem parte da nominata da 27ª Feira do Livro, entre os destaques estão Ana Maria Machado, Francisco do Espírito Santo Neto, Humberto Gessinger, José Castello, Leandro Narloch, Lya Luft, Marco Lucchesi, Reinaldo Morais, Tania Zagury e Claufe Rodrigues.
    A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta-se tradicionalmente no primeiro sábado de Feira do Livro. Será na manhã do dia 1º, às 11h, o concerto regido pelo Maestro Gilberto Salvagni. No repertório destacam-se as obras William Tell Overture, do reconhecido compositor italiano Gioacchino Rossini, além de “Silverado” de Bruce Broughton e “Bayou Breakdown”, de Brant Karrick, conferindo à festa literária ainda mais beleza e cultura.
     O maior evento literário da cidade ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, e conta com o patrocínio da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Marcopolo, Empresas Randon e Visate, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
*Horários da Feira:
Quartas, sextas, sábados, domingos e feriados – 10h às 20h
Segundas, terças e quintas – 12h às 20h
Setor infantil – todos os dias das 12h às 20h.

Secretário Municipal da Educação ressalta a qualidade dos servidores



CAXIAS DO SUL - Quando no início do seu segundo mandato como vereador o prefeito Sartori convocou Edson da Rosa para assumir a pasta da Educação, muitos céticos entendiam que talvez a escolha tivesse sido precipitada e que pela falta de experiência e de conhecimento da engrenagem que envolve o setor, talvez alguém ligado diretamente à rede de ensino deveria ter assumido. Na verdade houve vetos por parte de muitos setores da sociedade envolvendo a decisão do chefe do Executivo.
       Passados três anos desde então, Edson da Rosa contabiliza resultados e se constitui no secretário de Educação que mais tempo se mantém no cargo, levando muitos professores e alunos da rede municipal de ensino em coro solicitar a sua permanência na pasta. Para ele, não existe segredo para a resposta que deu aos críticos e aos céticos, pois grande parte do trabalho se deve aos servidores que o acompanha no dia a dia. “A rede municipal de ensino é bem servida de profissionais e estamos realizando um trabalho de gestão. Somos referência no Brasil com profissionais qualificados e experientes que conseguem passar aos alunos e a todos os envolvidos nesse processo o seu aprendizado. Mais de 90% dos nossos professores tem curso superior, pós-graduação e mestrado, então podemos ficar tranqüilos que o trabalho vai ser feito da melhor forma possível”.
       “O nosso jeito de trabalhar é bem simples, temos a convicção de que não sabemos tudo e que temos as pessoas certas que nos cercam na execução das demandas. Num primeiro momento ouvimos para depois implementar nossa metodologia”.
      “Quando aceitamos a tarefa de atuar na SMED, não entendemos que precisaríamos mudar nosso jeito de ser. Eu não mudei o meu pensamento, a minha forma de tratar as pessoas. O meu jeito de ser está intacto, o que buscamos foi justamente conhecer aqueles que nos cercam e atribuir a cada um as suas responsabilidades. Respeitamos todos os tipos de opiniões, precisamos ter essa maturidade, procuro ocupar positivamente o lugar em que trabalho”.

Uma secretaria com muita visibilidade

      “Não nos assusta o fato de estarmos à frente de uma secretaria e administrar para uma cidade com quase 500 mil habitantes. Cinqüenta mil pessoas estão interligadas na rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Só por esses motivos somos atentos e cobrados diariamente, pois o instrumento principal do nosso trabalho são vidas”.

A escola como extensão do lar

      “Uma grande parcela de nossa escola está em vulnerabilidade social. Hoje as entidades de ensino estão fazendo às vezes de pai e de mãe, enfim, o que é de atribuição da família que precisa passar por esse processo educacional, acompanhar e estar atenta a tudo o que ocorre com a criança e aquilo que está sendo aplicado no âmbito escolar”.
       “O espaço do professor no cumprimento de sua função está sendo reduzido, aquilo que ele se propôs quando conquistou o direito de ensinar está prejudicado, pois enquanto ele acompanha o aluno e suas diversas nuances dentro da escola, ouvindo seus problemas, suas dificuldades de aprendizado, ele está deixando de aplicar os seus conhecimentos”.
        “Na escola procuramos colocar para as pessoas a realidade, fortalecendo a cultura da paz, mas deve haver essa co-participação dos pais e alunos junto com o professor”.

Falta de vagas, novas escolas e ampliação dos espaços físicos

       “A lei nos recomenda que para acomodarmos todas as demandas para a escola mais próxima do domicílio do aluno. A central de matrículas tem atuado nesse sentido nos últimos anos e aos poucos as reclamações foram sendo dissipadas”.
       “A construção de novos equipamentos públicos depende de amparo legal e os processos são demorados. Estamos atentos ao crescimento e criação de novos bairros e a necessidade de novas escolas, mas isso tem que ser feito de forma gradual. Primeiro temos que detectar de onde e para onde estão indo as pessoas e num segundo momento tomar as medidas”.
       “Em muitos casos a solicitação de ampliação, como por exemplo, na Escola Sete de setembro no bairro São Luiz da 6ª Légua, são difíceis de solucionar pelo simples fato de que o espaço físico já foi todo comprometido”.

Vinda da UFRGS para Caxias do Sul

       “Por diversas vezes representamos os prefeito José Ivo Sartori para tratar desse assunto, temos uma luta de 40 anos que vem desde a solicitação de federalização da UCS. Acreditamos que temos as melhores condições em todos os aspectos. É a única região do Estado que não tem uma entidade pública federal de ensino, daí a necessidade das audiências públicas onde todos possam acompanhar de perto todo o processo”.
       “Mas uma coisa é certa, assim que forem definidos os critérios, forma de gestão e as reais necessidades de acomodação, a prefeitura vai destinar a área para a sua instalação, antes disso, qualquer tipo de direcionamento é mera especulação e perda de tempo. Como o município vai destinar uma área sem saber o tamanho necessário?”

Edson da Rosa aprendeu muito

        “Muito mesmo, toda e qualquer atividade, com percepção e observação, sempre vamos aprender e é um crescimento diário. Na Câmara de vereadores durante quatro anos fui presidente da Comissão de Educação e sempre fui reconduzido por unanimidade. Aprendi acima de tudo a repassar meus sonhos e conhecimentos a outras pessoas”.
       “Essa oportunidade que recebi do prefeito Sartori me fez enxergar os limites e saber que temos um compromisso com a cidade como legislador. Quando não resolvemos uma demanda não é porque não queremos e mas porque não é possível no momento, e isso, muitas vezes, não é bem compreendido”.
       “Mas sem sombra de dúvida, essa é uma experiência que vou carregar para o resto da vida. Todos os profissionais da rede pública terão sempre o meu carinho, independente do governo que estiver no poder, eles estarão ali, prontos para desempenhar o seu papel e isso é louvável”.
       “Nesses três anos me senti como se estivesse cursando algo grandioso e desempenhando na prática tudo aquilo que adquiri ao longo da minha vida. Trouxe para dentro da secretaria, aquilo que sei e o que sou, sem fazer gênero e acredito que tenha dado certo, pois vi nesse período os profissionais colocarem em prática aquilo que eles também vivenciaram e o resultado no meu ponto de vista, foi muito bom”. (Texto Laudir José Dutra/Foto Tatiana de Oliveira).
Acompanhe também no Site:www.jornalpontoinicial.com.br
No twitter e no Facebook igualmente, assim como na edição impressa que ciculará dia 5 de outubro.

Inscrições para figurantes do Corso Alegórico de 2012 encerram nesta sexta


Entidades, grupos ou pessoas interessadas em participar têm até dia 30 de setembro para garantir sua vaga
Quem deseja fazer parte da maior festa comunitária do sul do país tem até sexta-feira, dia 30 de setembro, para se inscrever como figurante no Corso Alegórico da Festa Nacional da Uva. A edição de 2012 terá oito desfiles, todos noturnos, com início às 20h30min.

Os interessados em fazer parte do Corso devem estar disponíveis e participar de todos os desfiles. As inscrições deverão ser feitas no Centro de Cultura Ordovás Filho e serão aceitas pessoalmente, por telefone nos horários de funcionamento do local (horário comercial) ou pelo e-mail desfiles@festanacionaldauva.com.br
É necessário preencher uma ficha com dados pessoais que está disponível no site www.festanacionaldauva.com.br  Mais informações pelo telefone (54) 3901.1316.
Programe-se
Dia 16 de fevereiro, quinta-feira de abertura da Festa
Dia 17 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval
Dia 22 de fevereiro, quarta-feira
Dia 24 de fevereiro, sexta-feira
Dia 25 de fevereiro, sábado
Dia 29 de fevereiro, quarta-feira
Dia 2 de março, sexta-feira
Dia 3 de março, sábado
Foto Luiz Chaves

SETUR premia destaques do turismo 2011



CAXIAS DO SUL – Foram entregues no dia 27 de setembro os troféus Destaque Turismo Caxias 2011. A solenidade, realizada no Chateau Lacave, reuniu dirigentes de entidades, representantes de empresas e serviços que integram o trade turístico no município, além dos 70 indicados em 13 categorias.
Participaram o secretário da Cultura Antônio Feldmann, o Prefeito José Ivo Sartori, o secretário do Turismo Jaison Barbosa dos Santos, a presidente do Conselho Municipal do Turismo Márcia Malicheski, o casal presidente da Festa da Uva Gelson e Gladis Palavro, a rainha da Festa da Uva Roberta Veber Toscan e as princesas Aline Casagrande e Kelin Zanette e o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul Paulo Vasques.
Destaque Gastronomia: Restaurante Imperador
Destaque Gastronomia Noite: Boteco 13
Destaque Agência Receptiva: Arte do Turismo
Destaque Guia de Turismo: Francisca Morgan
Destaque Transporte Turístico: São Marcos Turismo
Destaque Eventos: Intercom – UCS
Destaque Hotelaria: Personal Royal Hotel
Destaque Cultural – Pesquisa e Documentação: Moúsai
Destaque Empreendedorismo: Pizzaria Giordani
Destaque Comunicação: Roberto Hunoff – Cenários Turísticos
Destaque Prata da Casa: Gema Dal Cero
Destaque Atrativo Turístico mais Lembrado: Igreja de São Pelegrino
Destaque Inovação: Calendário de Eventos Caxias 2010
O secretário do Turismo Jaison Barbosa dos Santos lembrou que no dia 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo e que por isso a data foi escolhida para homenagear as entidades e personalidades que têm projetos na área. Destacou que o Prêmio é um reconhecimento feito pelo Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), que representa todo o trade turístico local. O secretário aproveitou o momento para agradecer a todos que colaboram para o desenvolvimento do turismo em Caxias do Sul e encerrou fazendo uma homenagem à cidade.
Os agraciados foram indicados por entidades como CIC, CDL, Sindilojas, Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Associação Riograndense de Imprensa, Festa da Uva, Mestrado em Turismo e Centro de Ciências da Comunicação da Universidade de Caxias do Sul, CV&B e Secretaria Municipal da Cultura. A eleição dos Destaques foi feita pelo Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) em reunião que ocorreu dia 23 de agosto de 2011. Os indicados em todas as categorias receberam o título de Embaixadores do Turismo. A programação integra a 2ª Semana Municipal do Turismo, que segue até o dia 02 de outubro.
Foto Cristofer Giacomet
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...