“Sopro” espetáculo solo de Carlos Simioni


Espetáculo solo de Carlos Simioni, “Sopro” é resultado do segundo intercâmbio do LUME com o coreógrafo e dançarino de Butô Tadashi Endo. O primeiro encontro com o diretor japonês se deu em 2002 e resultou no espetáculo “Shi-Zen, 7 Cuias”.
“Sopro” é uma experiência sensorial, onde o tempo e ação são completamente distintos do cotidiano, e que propõe ao espectador mergulhar no universo do nada e do desconhecido.
Sinopse – O que seria do ser se prolongasse o momento do sopro de vida? Se ele, nesse momento, reconstruísse todas as ações de sua vida, sem ruídos e sem interferências, sem máculas, somente através do estado puro da existência? De que maneira se relacionaria com o tempo, com o espaço, com as ações, com o sexo, com as emoções?
FICHA TÉCNICA
Criação e concepção: Carlos Simioni, Tadashi Endo e Denise Garcia // Atuação:Carlos Simioni // Direção: Tadashi Endo // Música original: Denise Garcia // Desenho de luz: Tadashi Endo // Cenografia: Tadashi Endo // Figurinos: Adelvane Néia //Cenotécnica: Abel Saavedra // Produção executiva: Cynthia Margareth // Diretor de produção: Pedro de Freitas // Tempo de duração: 50 minutos // Indicação etária: 16 anos // Produção: LUME Teatro e Núcleo dos Festivais Internacionais de Teatro do Brasil.
PERFIS
 Carlos Simioni – ator e pesquisador do grupo LUME, desde sua fundação, em 1985, vem desenvolvendo técnicas corpóreas de representação, como Dança Pessoal, Ação Física Vocal, Dilatação Corporal, entre outras. Nos últimos anos, vêm dedicando-se a uma técnica que permita ao ator atingir um estado de transcendência, extrapolando os próprios limites da técnica. Criando dessa maneira um trabalho inédito onde o corpo em estado de contenção e dilatação vibratória, preenche o espaço cênico com ondas energéticas, perceptíveis sensorialmente ao espectador, dando-lhe a possibilidade de entrar em recônditos antes apenas vislumbrados.
Tadashi Endo – Bailarino de Butô, coreógrafo, diretor do MAMU – Butô Center e diretor artístico do festival MAMU International Butô Festival em Göttingen, Alemanha, reúnetécnicas e sabedorias da dança e do teatro oriental e ocidental, tendo sido discípulo de Kazuo Ohno (um dos criadores da dança Butô juntamente de Tatsumi Hijikata) e se formado em direção teatral pela Escola Max Reinhardt, em Viena, na Áustria. Nascido na China, de pais japoneses, e crescido no Japão, Endo vive e trabalha em Göttingen, na Alemanha, onde é diretor do Mamu Butoh Centrum e diretor artístico do Mamu Festival – Butoh Festival.
Denise Garcia - Formada em composição e piano pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo tendo, prosseguiu seus estudos na Hochschule für Musik, de Munique, e na Nordwestdeutsche Musikakademie Detmond, Alemanha. No Brasil foi uma das fundadoras do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP. Seu catálogo de obras inclui a música original do espetáculo “Kelbilim, o Cão da Divindade”. A partir de 1989 começa a trabalhar com a linguagem eletroacústica, mas de maneira bem especial, aderindo à corrente estética da environmental music, desenvolvendo pesquisas em áudio-arte e produzindo instalações sonoras.
13 de Novembro 2011 – 20hs – Teatro Pedro Parenti – Casa da Cultura  Rua Dr. Montauri nº 1333
Fone: (54) 3221-3697 – Caxias do Sul RS 
INGRESSOS: R$ 5,00 (à venda no local)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...