Homenagem a 17 Mestres da Cultura Popular Caxiense


Segunda edição do evento – a primeira aconteceu em 2010 - reconheceu o trabalho de 17 personalidades, representantes de diferentes expressões culturais e artísticas. Idealizado pelo Departamento de Arte e Cultura Popular, o projeto valoriza pessoas cuja contribuição faz de Caxias do Sul um mosaico cultural que é patrimônio de todos. Destacam-se na trajetória dos homenageados a amor pelo que fazem e o conhecimento geralmente compartilhado com os filhos.
Durante o evento, o secretário Antônio Feldmann recebeu troféu da equipe do Departamento de Arte e Cultura Popular, em reconhecimento à contribuição  dada à cultura. Participaram da homenagem artistas de diversos segmentos.

Os 17 mestres da cultura popular receberam uma placa com a mensagem “Teus anseios transformaram a ti e a tantos outros. Pela dedicação e exemplo, deixaste a marca da cultura popular gravada na alma do povo caxiense”.

Confira os homenageados: 


Paulo Siqueira Scheifler: saiu de São Jorge da Mulada em 1963, para aprimorar os estudos e aprendizado formal do acordeom. O envolvimento com a música começou na infância, em virtude dos familiares e parentes, que já se dedicavam à música regional. Leciona violão, se apresenta em eventos tradicionalistas e participa do meio artístico desde 1964. Integrou o grupo musical Os Bertussi e o Grupo Velha Porteira.
Valdir Verona: casado, natural de Caxias do Sul, Valdir Verona dá aulas de música há aproximadamente 22 anos. Na infância foi influenciado pelos cantadores anônimos do interior e pela música regional, ouvida no rádio. Nos anos 80, teve a influência do nativismo do Rio Grande do Sul e também da música crioula sul-americana. Também faz recitais, gravações e direções musicais, além de ministrar oficinas.
Manoelito Carlos Savaris: servidor público aposentado, Manoelito Savaris, natural de Guaporé, mudou-se para Caxias do Sul em virtude da profissão que exercia na Brigada Militar. Participa do movimento tradicionalista gaúcho há 22 anos, interesse despertado no CTG Heróis Farroupilhas. É atual vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e Presidente do Conselho da Fundação Cultural Gaúcha – MTG.
Odila Paese Savaris: pedagoga, natural de Bento Gonçalves, é atual vice-presidente de Cultura do MTG. Ministra cursos e realiza projetos culturais, além de desenvolver o projeto MTG vai à escola. Está envolvida com o tradicionalismo há quase 20 anos, quando frequentava o CTG Heróis Farroupilhas.
Rudimar Souza Camargo (DJ Hood): natural de Caxias do Sul, o DJ Rudimar Souza Camargo, mais conhecido como DJ Hood, há 13 anos está envolvido com a cultura de Hip Hop. Inspirado em vários DJs de rap, participa de diversos eventos. É dessas atividades – apresentações, shows e oficinas – que sai o sustento da família. integrante do grupo de RAP Ministérios Dikaios.
Germossi Braga (Motty): Natural de São Luiz Gonzaga, em 1983 mudou-se para Caxias do Sul em busca de emprego. Metalúrgico há 16 anos, Motty participou de diversos grupos e há três anos se dedica exclusivamente à música, como cantor e instrutor de violão e canto. Casado e pai de três filhos, em junho de 2010, lançou seu cd solo intitulado “Gosto do jeito que sou”.
Jusserlei Francisco Zanoto (Tio Guri): técnico em manufatura e expedidor, Jusserlei Francisco Zanoto, mais conhecido como Tio Guri, veio de São José do Ouro para Caxias do Sul em busca de emprego. Há nove anos atua como apresentador de palco em tertúlias, trovador e declamador. As apresentações de Tio Guri tiveram início nas rodas de chimarrão da empresa Randon.
Gilberto Luiz Bertotti: o músico Gilberto morou em Feliz até os 18 anos. Ao sair do quartel, em São Leopoldo, veio sozinho pela primeira vez a Caxias do Sul, em busca de emprego. O gosto pela música vem de berço. O pai e os tios de Gilberto também tocavam. Atualmente, toca no grupo folclórico italiano Felice Personne.
Sérgio Juares Maciel Rpodrigues (Perdigão): Sérgio saiu de Antônio Prado com três anos, para Caxias do Sul. Começou a cantar com oito anos, como calouro na Rádio Caxias. Enfrentou dificuldades para entrar no mundo da música, tendo que enfrentar principalmente seu pai, que era totalmente contra músicos em geral. Com 14 anos, já cantava em boates e bailes da cidade. Foi lavador de carros por mais de 30 anos e hoje é aposentado.
Valter de Vargas (Bode): natural de Garibaldi, Valter de Vargas, mais conhecido como Bode, veio para Caxias do Sul, com os pais, aos 12 anos. Com 14 anos começou a tocar nas boates de Caxias e região. Aprendeu a tocar violão e, logo depois, bateria, sax, flauta, clarinete, piano, violino e contrabaixo. Hoje toca somente uma vez por mês na igreja e faz conserto de instrumentos para amigos mais próximos.
Ângelo Batista de Oliveira: músico, natural de São Joaquim, veio para Caxias do Sul em busca de uma vida melhor financeiramente. Casado com Maria Romilda, o prenseiro por profissão, que também trabalhou afinando e montando gaitas, está envolvido com a música há 30 anos. Atualmente, toca gaita, canta e escreve letras de gaúchas. Já se apresentou em muitos festivais culturais, rodeios e bailes.
Vilson Francisco de Melo: natural de Barracão, o cantor e violeiro há 10 anos fundou o Clube da Viola. Atualmente é casado, tem duas filhas e dois netos. Já participou do Encontro de Música Sertaneja nos pavilhões da Festa da Uva e de diversos festivais promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura. Atualmente a música (clube) é a profissão de Vilson.
Marcelo Soares de Menezes: o representante comercial Marcelo Soares de Menezes dança no grupo Os Gaudérios, grupo de projeção folclórica internacional. O envolvimento com a dança se estende há31 anos e teve início na Escola Municipal Giusepe Garibaldi quando aos sete anos foi convidado a participar do grupo de teatro da escola.
Marilene Caon Pieruccini : natural de Vacaria, Marilene mudou-se para Caxias do Sul acompanhando os pais. A professora, escritora e oficineira literária participa do Conselho de Cultura, da Academia Caxiense de Letras, da União Brasileira de Trovadores, do Financiarte e do MINC. Além disso, foi delegada gaúcha da II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Devido ao seu envolvimento com a cultura, Marilene recebeu o título de Cidadã Caxiense.
João Luiz de Oliveira Santos: João Luiz aprendeu a cozinhar ainda criança, com a mãe. Não vive da culinária, mas tem na atividade um fonte de renda alternativa. Já fez jantares para a maçonaria e empresas Unimed. Atualmente é capataz em uma chácara e responsável pela cozinha nos jantares promovidos nas unidades da empresa de propriedade de seu empregador. É também cozinheiro nos rodeios em que participam, a exemplo de Vacaria e Barretos.
Antônio da Silva Vieira (Gaúcho): Gaúcho aprendeu a cozinhar com a mãe e logo começou a trabalhar. O gosto pela culinária fez com que buscasse especialização no assunto. Em 1982, depois de trabalhar em diversos restaurantes, montou seu próprio empreendimento. Atualmente possui dois restaurantes, em que ele mesmo cozinha.
Juventino Faria de Vargas: natural de Vacaria, o gaiteiro veio para Caxias do Sul acompanhando o pai. Há 69 anos está envolvido com a música. Hoje, toca por amor á música. Adelar e Oneide Vargas, os filhos, tocam gaita ponto e gaita de botão. Um dos homenageados não chegou a tempo, pois estava tocando, por isso não temos foto dele. (FOTOS LUIZ CHAVES)

Leia também no Site do Jornal Ponto Inicial Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...